sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Jackyl – Rowyco (2016):



Por Davi Pascale

Jackyl retorna com novo álbum após 4 anos sem lançar material de inéditas. Rowyco aponta para som com mais personalidade, sem renegar suas origens.

A primeira vez que ouvi o Jackyl foi no CD Woodstock 94. Fiquei louco, logo de cara. Os caras tinham uma energia inacreditável, faziam um hard rock eletrizante e o trabalho vocal de James Dupree era fora de série.  Na época, comentávamos que se Brian Johnson pendurasse as chuteiras, ele seria escalado para o AC/DC. A influência do grupo australiano é perceptível não apenas nas suas linhas vocais, mas também em diversas composições escritas pelos rapazes durante esses anos todos. Inclusive, o próprio Brian Jonson chegou a gravar uma faixa com eles no álbum Cut The Crap.

O debut lançado em 1992 trazia uma influencia da cena hard norte americana que estava em evidência, na época. Mas a partir de Push Comes To Shove, cada vez mais, apostavam no southern rock e no hard rock àla AC/DC. A influencia de anos 70 é descarada em seu trabalho. E sempre foi. Agora é a nova onda do rock. O pessoal resolveu retomar aos anos 70 para criar suas composições, mas sem querer desmerecer nenhuma banda atual (várias delas sou fã, inclusive), mas o que um Airbourne faz hoje, esses caras já faziam em 1993.

Os anos se passam e nada parece afetar a voz de Jesse James Dupree. Ao menos, no estúdio. Já tem um tempo que não vejo uma gravação de show deles. Em Rowyco, contudo, sua voz continua extremamente forte, não deixando de lado sua voz gritada.

O trabalho de guitarra de Jeff Worley continua sendo um diferencial dentro da banda com ótimos riffs e solos bem bacanas. Dupree continua responsável pela segunda guitarra. Papel que desempenha desde que Jimmy Stiff abandonou o grupo ainda nos anos 90. Quem teve a oportunidade de assistir ao DVD Live At The Full Throttle Saloon sabe que ele desempenha bem a função.

Os rapazes continuam apostando em um hard rock visceral. A influência de anos 70 segue em alta. Em algumas faixas, você se lembrará do velho Jackyl. Caso de “Just Because I´m DrunK” que remete muito à “Secret Of The Bottle” (Push Comes to Shove). Os backings em coro aparecem com força em “All Night Rodeo”. As guitarras continuam sujas e bem presentes. Porém aquela pegada AC/DC está menos descarada.

Como era de se esperar, o novo trabalho dos caras é empolgante. Se você é fã da banda, pode ir sem medo. É provavelmente seu melhor trabalho desde Cut The Crap. Se você nunca ouviu nada da banda, sugiro dar uma escutada nos dois primeiros álbuns antes: Jackyl e Push Comes To The Shove. Sem duvidas, o auge criativo dos meninos. De todo modo, Rowyco é um trabalho honesto, empolgante e que merece ser conferido. Faixas de destaque: “Disasterpiece”, “All Night Rodeo”, “Just Because I´m Drunk”, “Limpdick” e “Blast Off”.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Empolgante

Faixas:
      01)   Disasterpiece
      02)   Rally
      03)   All Night Rodeo
      04)   Ahead of My Time
      05)   Just Because I´m Drunk
      06)   Everyone´s a Winner
      07)   Crazy
      08)   Hammer To The Head
      09)   Limpdick 
      10)   Blast Off