segunda-feira, 11 de maio de 2015

Little Quail And The Mad Birds – Little Quail And The Mad Birds (2015):



Por Davi Pascale

Demo do Little Quail And The Mad Birds é resgatada e prensada em vinil. Material apresenta boa sonoridade e performance enérgica.

Talvez vocês não se lembrem quem foi o Little Quail. Bem, vamos lá... No início dos anos 90, surgiu uma nova leva de bandas de rock. Uma boa parte desses grupos pertenciam à selos independentes que utilizavam as gravadoras grandes para distribuição. Os mais populares eram o Banguela (atrelado à Warner), o Superdemo/Chaos (ligado à Sony) e o Rock It! Às vezes resgatavam alguns astros esquecidos, mas a maior parte eram novas apostas mesmo. Little Quail And The Mad Birds foi uma das apostas do selo Banguela, famoso por ter lançado os Raimundos.

Os Raimundos se tornaram o grande nome daquela geração, mas poucas dessas apostas conseguiram furar o bloqueio e chegar ao grande público. Outra exceção foi o Planet Hemp de Marcelo D2 que foi uma das apostas do Superchaos. Little Quail bateu na trave. Conseguiram colocar alguns clipes na programação da MTV, conseguiram alguma execução nas rádios, mas nunca tiveram um sucesso massivo. Quem assistia a MTV na época certamente lembra-se do clipe “Familia Que Briga Unida, Permanece Unida”, mas nunca conseguiram uma venda de expressão. Gabriel Thomaz conseguiu emplacar uma música nas rádios, mas na voz dos Raimundos. Lembra de “I Saw You Saying”, a tal música da Madonna? Então, era dele. Os Raimundos até tentaram dar uma força. Citavam o Little Quail nas entrevistas, colocaram Gabriel para cantar junto com eles no Monsters of Rock, mas não decolou.

Talvez o primeiro álbum tenha assustado. Lírou Queiol En De Méd Bârds, lançado em 1993, era exageradamente cru ou, talvez, exageradamente honesto. Pegaram fama de grupo tosco. O pessoal que ouvia rádio não estava acostumado com essa sonoridade mais crua, de garagem. A partir daí, vários torciam o nariz somente de ouvir falar o nome dos rapazes. Seu trabalho seguinte, A Primeira Vez que Voce Me Beijou, já veio com uma produção superior. Melhor tocado, melhor gravado, melhor arranjado, mesmo assim, não decolou. Hoje, o grupo se tornou cult por conta de 2 dos 3 músicos do conjunto terem criado nome na cena brasileira. Gabriel Thomaz ganhou respeito com o Autoramas, enquanto Bacalhau consegue seu ganha-pão excursionando com o Ultraje a Rigor, depois de ter tido um breve sucesso com o Rumbora no final da década de 90.

Compacto resgata demo do segundo disco

O que temos aqui é justamente a banda tocando ao vivo dentro do estúdio. Gravado originalmente em fita cassete com uma mesa de 4 canais, os meninos começavam a rascunhar o que viria a ser o seu segundo trabalho. Ainda não tinha a produção que o álbum viria a ter. As bandas grandes costumam ter bastante tempo nos estúdios para criação, mas lembre-se que esse não era o caso deles. Pelo contrário, na contracapa Gabriel comenta que eles gravavam o material nas horas vagas do estúdio. As letras continuavam com a irreverência costumeira, mas a banda se mostrava melhor entrosada.

As melhores músicas são as divertidas “A Alegria Está Contagiando Meu Coração” e “Mau Mau”. Coincidentemente as 2 primeiras músicas do tal trabalho. A gravação demonstrava que o grupo continuava fiel às suas origens. Os arranjos estavam um pouco mais elaborados, mas a essência era a mesma. Bacalhau era o grande destaque espancando a bateria sem dó. “Elvis Não” já demonstrava a influência de surf music nas guitarras de Gabriel, que viria a se tornar uma marca dos Autoramas, enquanto a (fraca) “Problem Girl” deixava nítido a influencia de punk rock em seu trabalho. O compactinho se encerra com uma vinheta engraçadinha que leva o nome de “A”.

Embora tenha sido registrado em condições precárias, o material traz uma boa sonoridade. Se você está cansado de ouvir grupos plastificados, essa pode ser uma boa opção.

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Honesto e nostálgico

Faixas:
      01)   A Alegria Está Contagiando o Meu Coração
      02)   Problem Girl
      03)   Mau Mau
      04)   Elvis Não
      05)   A