quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Who Are You: An All-Star Tribute to The Who (2012):





Por Davi Pascale

Trago hoje essa dica para os amantes de discos tributo. Lançado em 2012, pela Cleopatra Records, o álbum mistura músicos de diferentes vertentes. E o mais bacana de tudo, não é um disco de altos e baixos. A qualidade se mantém.

A Cleopatra Records adora lançar discos tributo. Muitas vezes, inclusive, lançam trabalhos polêmicos. São deles aquela série onde davam um ar industrial em discos dedicados à nomes como Guns n´ Roses e Van Halen. Na minha visão, tentativas frustradas. Contudo, às vezes, acertam o alvo. O tributo Leppardmania (Def Leppard) é bem legal e deixava de lado essa mania de tentar modernizar o som do artista homenageado. Pegavam alguns grandes nomes e os colocavam para realizarem suas versões para os clássicos do conjunto. É, mais ou menos, o que ocorre aqui.

Vieram para a empreitada, músicos de diferentes universos. KK Downing, guitarrista do Judas Priest. Ian Paice, baterista do Deep Purple. Joe Elliot, cantor do Def Leppard. Rick Wakeman, tecladista do Yes. Além de Sweet, Iggy Pop, Joe Lynn Turner, Ginger Baker e, até mesmo, a cantora country Gretchen Wilson dão as caras por aqui. Com um time estelar desses, se fizessem um trabalho fraco mereceriam uma medalha.

Existem muitos artistas que quando vão gravar uma homenagem à seus ídolos, recriam a canção. Mudam a linha vocal, modificam os arranjos criando outra canção. Um tipo de situação que também cria polêmicas. Uma parte dos ouvintes, acha curioso e acredita que reforce elementos da canção original que são poucos perceptíveis. Outros ouvintes não gostam quando a música é muito descaracterizada. Esse tributo ao The Who é voltado para quem é um pouco mais conservador, nesse aspecto. Os artistas, certamente, tentaram deixar sua marca na canção. Contudo, as mudanças, na maior parte do tempo, são mínimas.

Cantora country faz um dos melhores trabalhos vocais do disco

Não há nenhuma versão aqui que seja risível. Entretanto, há duas que me chamaram a atenção além da conta. Uma é a versão da cantora Gretchen Wilson. A menina é conhecida por seguir uma carreira country-rock. Imaginava que escolhesse uma canção como “Behind Blue Eyes”, mais calma, um arranjo com violões. Entretanto, ela veio com uma versão do clássico “Who Are You”, com uma versão tão rock quanto à original e com um excelente trabalho vocal. Outra versão matadora é a que fecha o álbum, “The Seeker”, trazendo Joe Lynn Turner em um momento inspiradíssimo. A que menos me empolgou foi a versão dos Raveonettes para “The Kids Are Alright”. Essa é a que está mais distante do original. E, sendo honesto, achei o arranjo estranho.

Uma das marcas registradas do The Who é a bateria de Keith Moon. Os fãs podem ficar tranquilos. Os músicos envolvidos foram respeitosos e fizeram um trabalho digno. É claro que não está idêntico, mas nem teria como. Assim como Neil Peart e John Bonham, é um daqueles músicos que é impossível de se copiar. Esperar por isso seria o mesmo que esperar o coelhinho da páscoa, mas a equação foi bem resolvida. Quanto ao repertório? Foi focado nos clássicos do grupo inglês. Portanto, falar que as músicas são boas é chover no molhado. Álbum recomendadíssimo!

Nota: 9,0/10,0
Status: Respeitoso e Empolgante

Faixas:
      01)   Eminence Front
      02)   Baba O´Riley
      03)   I Can See For Miles 
      04)   Love Reign O´er Me
      05)   My Generation
      06)   The Kids Are Alright
      07)   Won´t Get Fooled Again
      08)   Anyway Anyhow Anywhere
      09)   I Can´t Explain
      10)   Behind Blue Eyes
      11)   Magic Bus
      12)   Who Are You
      13)   Pinball Wizard
      14)   Squeeze Box
      15)   Bargain  
      16)   The Seeker