segunda-feira, 7 de abril de 2014

Lacuna Coil – Broken Crown Halo (2014)

Por Rafael Menegueti

Lacuna Coil - Broken Crown Halo
Acaba de ser lançado mundialmente “Broken Crown Halo”, o aguardado sétimo álbum da banda italiana Lacuna Coil. Nele, a banda aparece pela ultima vez com os integrantes Criz Mozzati (bateria) e Cristiano Migliori (guitarra), que deixaram a banda em fevereiro.

O disco foi descrito pela banda como um álbum sobre visões sombrias de um futuro próximo, inspiradas em clássicos do cinema de terror italiano. De fato, a atmosférica do disco segue a linha pesada e carregada de sentimentalismo gótico, embora sua sonoridade beire ao metal alternativo mais do que ao metal gótico. A velha formula do que o Lacuna Coil costuma aplicar em suas músicas está presente no novo disco. As guitarras mesclam levadas mais agitadas e dedilhados. A presença de sintetizadores e efeitos de voz também marcam a sonoridade clássica da banda.

Uma coisa está bem clara, os vocais de Andrea Ferro estão bem mais pesados em algumas partes, enquanto Cristina Scabbia segue fazendo o habitual estilo que a consagrou na banda. A presença de guturais em algumas faixas, como “Nothings Stands In Our Way”, que abre o disco, é uma das novidades do disco. Em relação à sonoridade, basicamente o disco segue a mesmo estilo dos seus antecessores, talvez um pouco mais melódico e sinfônico, como na faixa “In The End I Fell Alive”.

Sétimo álbum da banda foi lançado mundialmente semana passada
“Die & Rise” é uma das faixas mais explosivas do disco, e uma das que mais me agradaram. O mesmo posso dizer de “Zombies”, segunda do disco. A faixa que encerra o disco, “One Cold Day”, é uma homenagem ao ex-guitarrista da banda Claudio Leo, que faleceu algum tempo atrás, e também uma das que apresenta uma das melhores melodias, principalmente em relação aos vocais de Cristina. Outra faixa que apresenta uma levada mais lenta e vai crescendo aos poucos é “I Burn In You”, outra onde Andrea mostra seu poder explosivo nos vocais.

Os fãs que se interessarem em adquirir a versão física do disco terão a opção de adquirir uma edição especial com um DVD bônus, e outra versão em booklet, que alem do DVD contem um CD bônus com um “Best of” da banda. Apesar de “Broken Crown Halo” não ser um trabalho inovador, os fãs do Lacuna Coil não tem do que reclamar. O disco tem todos os elementos que a banda mostrou ao longo de sua carreira. Seguir a mesma formula de sempre pra muitas bandas é a melhor forma de acertar em cheio e agradar aos ouvintes. E o Lacuna Coil conseguiu isso mais uma vez.

Nota: 8/10
Status: Explosivo

Faixas:

01. Nothing Stands in Our Way
02. Zombies
03. Hostage To The Light
04. Victims
05. Die & Rise
06. I Forgive (But I Won't Forget Your Name)
07. Cybersleep
08. Infection
09. I Burn In You
10. In The End I Feel Alive
11. One Cold Day

CD Bônus (Best Of)

01. Trip The Darkness
02. Kill The Light
03. End Of Time
04. I Won' t Tell You
05. Spellbound
06. Wide Awake
07. Our Truth
08. Closer
09. Swamped
10. Heaven’s A Lie
11. To Live Is To Hide
12. 1:19
13. Halflife
14. Senzafine
15. My Wings
16. Falling Again
17. No Need To Explain

18. The Secret…