quinta-feira, 3 de julho de 2014

Projetos paralelos: alguns dos mais interessantes do rock e metal

Por Rafael Menegueti

Todos nós sabemos bem que são inúmeros os músicos consagrados que decidem se aventurar fora de seu trabalho principal e mais reconhecido. Os projetos paralelos por vezes podem nos apresentar outras facetas desses artistas, algo que eles não conseguiriam em seus projetos principais. Separei aqui alguns projetos paralelos que são interessantes e merecem uma conferida.

Probot (Dave Grohl)


Dave Grohl sempre foi um dos caras mais ativos do mundo do rock. Alem do Foo Fighters, não é nada incomum ver o cara por ai tocando com amigos em outros projetos. Ele já tocou com o Queens of The Stone Age, lançou o ótimo Them Crooked Vultures, entre outros projetos. Um desses projetos de Grohl foi o Probot. Trata-se do disco de heavy metal que Grohl decidiu lançar, em 2004, ao lado de inúmeros grandes nomes da cena, como Lemmy Kilmister, Max Cavalera, Lee Dorian (Napalm Death, Cathedral), King Diamond e Jack Black, entre outros. O disco agradou publico e crítica, mas não teve uma sequencia. Será que Grohl um dia nosbrinda com um segundo disco do Probot?

Mayan (Mark Jansen e outros membros do Epica)


Mark Jansen decidiu se aventurar pelos lados do death metal, mas sem deixar suas raízes sinfônicas de lado. Então se juntou aos também companheiros de Epica, Isacc Delaheye (guitarra), Rob Van Der loo (baixo, na época ainda no Delain) e Ariën van Weesenbeek (bateria), dentre outros músicos. Simone Simons também participou no primeiro disco da banda. A banda está em turnê agora com seu segundo trabalho, “Antagonize”, mesclando datas com a turnê do novo disco do Epica. Isacc Delaheye no entanto deixou o grupo, sendo substituído pela jovem Merel Bechtold.


Gorillaz (Damon Albarn)


Damon Albarn, do Blur, inovou ao decidir lançar uma banda de rock virtual, formada apenas por personagens de desenho animado. O Gorillaz lançou seu primeiro disco em 2001, e se saiu bem com ele. Melhor até do que o Blur de Albarn, vendendo mais discos do que todos do Blur juntos nos EUA. A banda virtual ainda lançou outros três álbuns, promovendo sua mistura de rock alternativo, hip-hop e indie.


Stone Sour (Corey Taylor, Slipknot)



No principio, o Stone Sour não era um projeto paralelo. Foi a banda de Corey Taylor e James Root que antecedeu a criação do Slipknot. A banda ficou inativa durante esse tempo, mas retornou com tudo em 2002, ao lançar seu primeiro disco. A banda consegue ser tão bem sucedida comercialmente quanto o Slipknot, utilizando uma mistura de metal alternativo, pós-grunge e hard rock. Recentemente, o guitarrista James Root deixou a banda (ou foi demitido, segundo boatos), mas ele seguirá com o Slipknot.