quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Wander Taffo – Wander Taffo (1989):



Por Davi Pascale

Inédito em CD, primeiro álbum de Wander Taffo trazia hard rock de responsa e colaborações com grandes nomes da cena rock brasileira.

Wander Taffo foi um dos grandes guitarristas do rock brasileiro. Muitos devem ter escutado seu nome apenas por ter sido o fundador do IGT, mas quem é um pouco mais ligado à cena certamente já ouviu dezenas (talvez centenas?!?) de trabalhos do músico. Atuou como musico de apoio de vários artistas (Rita Lee, Joelho de Porco, Secos & Molhados, Made In Brazil...) e como guitarrista principal do Radio Taxi, com quem se destacou nas FM´s por um bom tempo.

Em 1989, Wander resolveu gravar seu primeiro LP solo. Exatamente esse disco que estamos comentando hoje. Indicados por seu aluno Edu Ardanuy, os irmãos Busic se uniram à ele. Na época, embora já tivessem lançado álbuns com o Platina e o Cherokee, ainda eram nomes desconhecidos do grande público. O resultado não poderia ser melhor. Praticamente, um dream team brasileiro.

Embora todos os três sejam grandes instrumentistas, com o domínio técnico bem acima da média dos músicos brasileiros, o LP não é um álbum exibicionista. Não se trata de um disco voltado para músicos. Muito pelo contrário. As canções estavam de acordo com o que rolava nas rádios da época e isso garantiu que “Pra Dizer Adeus” entrasse na trilha sonora de Salvadora da Pátria, novela de grande sucesso da Rede Globo de Televisão.

O disco, na verdade, é um EP. Ou, como muitos gostavam de se referir, um mini LP. Era formado por apenas 7 músicas e foi formado em parceria com grandes nomes da época. Liminha (músico respeitadíssimo e um dos grandes produtores da época) ficou responsável pela produção do disco e pela direção artística. Entre os nomes que ajudaram a compor o material estavam: Herbert Vianna (Paralamas do Sucesso), Leoni (Heróis da Resistência, Kid Abelha), Lulu Santos, André Cristovan e Bernardo Vilhena. Nas execuções, duas participações especiais: Lobão, um dos grandes nomes da época, em “Meu Punhal” e Todd Griffin, do The Graveyard Train, em “Nightchild”.

As já citadas “Meu Punhal” e “Nightchild” são as mais pesadas. Todd Griffin fez um trabalho vocal bem legal que, em muitos momentos, me remete ao Mark Slaughter (Slaughter). Lobão também fez um trabalho bem bacana, bem visceral, em “Meu Punhal”. Uma das minhas preferidas do disco.

O hit “Pra Dizer Adeus”, o AOR “Não Se Esquece de Mim” e a releitura de “Luna Caliente” (Rádio Táxi) também são grandes destaques do disco. Apontam para aquela sonoridade mais comercial, com refrão que gruda na cabeça. São faixas que ouvi inúmeras vezes.

Wander Taffo, além de responsável pelas guitarras (onde era mestre), também ficou responsável pelas linhas vocais. O músico nunca foi dono de uma grande extensão vocal, mas soube trabalhar bem com seu alcance. Ficou bem agradável. Andria, que assumiria os vocais no (ótimo) LP Rosa Branca, quase não aparece enquanto cantor por aqui. Onde parece com maior destaque é realmente na música que tocou nas rádios. Nas demais, atacava apenas no backing.

Para quem curte hard rock, especialmente dos anos 80, o trabalho é extremamente recomendável. Essa formação tinha de tudo para ter nos brindado com vários LPS de altíssimo nível, mas infelizmente não foi o que ocorreu. Em 2008, os músicos estavam planejando retomar as atividades, que não foi adiante devido à morte inesperada de Wander Taffo. Realmente, uma pena! Quem não conhece, vá atrás...

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Nostálgico

Faixas:
      01)   Meu Punhal
      02)   Luna Caliente
      03)   Nossos Erros
      04)   Não Esquece De Mim
      05)   Nightchild
      06)   Balões de Gás
      07)   Pra Dizer Adeus