segunda-feira, 23 de junho de 2014

Anathema – Universal (DVD/Blu-ray/CD, 2013)

Por Rafael Menegueti

Anathema - Universal
No ano passado, os ingleses do Anathema lançaram em  DVD, Blu-ray e CD duplo, “Universal”, contendo o show que a banda gravou da turnê do álbum “Weather Systems”, no teatro romano de Philippopolis, em Plodvic na Bulgária em setembro de 2012. Esse registro pode ser considerado o mais importante do grupo ao vivo, pois marca a turnê mais importante que o grupo realizou. E de quebra ainda conta com a excelente participação da orquestra filarmônica de Plovdic.

Essa excelente apresentação foi dirigida por Lasse Hoile e mostra a banda em sua melhor forma. Com belas canções e uma sonoridade que agrada facilmente, essa banda de Liverpool é hoje uma das melhores do rock progressivo atual, também chamado de pós-progressivo. A banda usa um repertorio que une seu lado melódico e mais enérgico com um perfeito equilíbrio, dando um ar extremamente profissional à apresentação.

Os irmãos Daniel e Vincent Cavanagh comandam o show. 

O show abre com as excelentes “Untouchable Part 1” e “Part 2”, mesmas faixas que abrem “Weather Systems”. Essas faixas dão o tom do show. A banda aborda principalmente seus trabalhos mais recentes, onde a banda apresenta essa sonoridade mais limpa e melódica, em comparação com o peso de seus primeiros discos. “Thin Air” e a ótima “Dreaming Light”, ambas de “We’re Here Because We’re Here”.

Faixas de álbuns como “Alternative 4” e “Judgement”, álbuns lançados ainda na década de 90, também aparecem, mas nada mais antigo do que isso. Inclusive, “Fragile Dreams”é um dos pontos altos do show, e foi tocada em duas versões diferentes, uma mais leve e outra bem rock n’roll, que encerrou a apresentação.

Lee Douglas faz as vozes femininas do Anathema
Voltando um pouco, varias excelentes faixas do grupo parecem ainda mais empolgantes em versão ao vivo, como “Storm Before The Calm”, “Closer” e “Deep”. Os vocais dos irmãos Cavanagh e da cantora Lee Douglas são pontos fortes da performance do grupo. Outro destaque fica na coesão dos músicos, que exibem um ótimo desempenho instrumental em todas as faixas.

Como bônus, ainda podemos conferir parte da apresentação acústica da banda no “A Night at the Union Chapel”, em Londres, um show que ficou marcado na historia do grupo. Com tudo isso, eu não hesito ao dizer que “Universal” é um dos melhores materiais ao vivo que eu já adquiri. Um show perfeito, com uma excelente banda, registrado de maneira magistral, em um belo local e com uma produção digna, que deixaria muitas bandas consagradas mundialmente com inveja. Material obrigatório pra quem curte rock progressivo da mais alta qualidade.

Nota: 10/10
Status: De tirar o fôlego

Faixas:

Untouchable, Part 1
Untouchable, Part 2
Thin Air
Dreaming Light
Lightning Song
The Storm Before the Calm
Everything
A Simple Mistake
The Beginning and the End
Universal
Closer
A Natural Disaster
Deep
One Last Goodbye
Flying
Fragile Dreams

Encore:
Panic
Emotional Winter
Wings of God
Internal Landscapes

Encore 2:
Fragile Dreams (rock version)