terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Epica + DragonForce – The Forum, Londres (06/12/2014)

Por Rafael Menegueti

Neste final de semana a turnê europeia dos holandeses do Epica ao lado dos ingleses do DragonForce passou pela capital britânica, e eu pude acompanhar o show e posso adiantar para vocês o que podemos esperar da passagem das duas bandas juntas pelo Brasil em março de 2015.

Os grupos se apresentaram no The Forum, para um publico que lotou a casa apesar da gélida noite londrina. Quem abriu para eles foi o Neonfly. Eu não conhecia a banda e, honestamente, minha primeira impressão não foi das melhores. O grupo londrino até tinha boas musicas, mas parecia fora de sintonia. Não conseguiram empolgar a plateia e tiveram inúmeros problemas. Tive a impressão que a banda sequer havia ensaiado, tamanhos eram os erros cometidos, principalmente, pelos guitarristas. Em todo caso, pretendo ouvir com mais atenção, pois talvez eles estivessem tendo apenas uma noite ruim.

Neonfly
O DragonForce subiu ao palco em seguida e a coisa foi bem diferente. A banda fez um show competente e bastante empolgante. Com músicas de seu novo álbum “Maximum Overload”, a banda fez um show onde demonstrou toda a técnica e energia características de seu som. Abrindo com “Defenders”, a banda passou por alguns sucessos antigos, como “Black Winter Night” e “Through the Fire and Flames”, mas focou em faixas mais recentes,
como “Cry Thunder” “The Game” e a interessante cover de “Ring of Fire” de Johnny Cash. A banda encerrou seu show com “Valley of the Damned”, do seu primeiro disco de mesmo nome.


DragonForce
E então foi a vez do Epica mostrar serviço. A maior banda de metal sinfônico do mundo abriu seu show com “The Second Stone” e o single “The Essence of Silence”, faixas de seu novo disco “The Quantum Enigma”. O grupo fez um show bem ao seu estilo, com um setlist bem escolhido e que trouxe algumas boas surpresas. Como por exemplo “Fools of Damnation” e “The Last Cruzade”, que não vinham aparecendo ao vivo a um certo tempo. A banda soube inserir as músicas novas e as antigas fazendo um show bem agradável para os fãs mais antigos e também os novos. Como sempre, “The Obsessive Devotion”, “Sancta Terra” e “Cry for the Moon” foram alguns pontos altos. “Victims of Contingency” e “Chemical Insomnia” se destacaram entre as músicas novas. “Design Your Universe” foi outra agradável surpresa que encerrou a primeira parte do show. E como sempre, “Consign to Oblivion” encerrou a noite de maneira perfeita.

Epica
Portanto os fãs brasileiros não precisam se preocupar, pois é mais do que certeza que essa passagem das duas bandas juntas pelo país será inesquecível para todos os fãs. Em Londres, eles já conseguiram satisfazer e aquecer a todos que se aventuraram no frio outono inglês. Em 2015 será a vez deles fazerem o brasil ferver.









Setlists:


DragonForce:
1. Defenders 
2. Fury of the Storm 
3. Three Hammers 
4. Black Winter Night 
5. Symphony of the Night 
6. Ring of Fire (Johnny Cash cover)
7. The Sun Is Dead 
8. The Game 
9. Cry Thunder 
10. Through the Fire and Flames 
11. Valley of the Damned

Epica:
1. The Second Stone 
2. The Essence of Silence 
3. Unleashed 
4. Storm the Sorrow 
5. Fools of Damnation 
6. Victims of Contingency 
7. The Obsessive Devotion 
8. Chemical Insomnia 
9. Sancta Terra 
10. The Last Crusade 
11. Design Your Universe 

Encore:
12. Cry for the Moon 
13. Unchain Utopia 
14. Consign to Oblivion