domingo, 21 de setembro de 2014

The Smashing Pumpkins – Vieuphoria (DVD/VHS – 1994)

Por Rafael Menegueti

The Smashig Pumpkins - Vieuphoria
Os norte-americanos do Smashing Pumpkins eram um das bandas do momento em 1994. Seu segundo disco, “Siamese Dream”, havia tornado a banda um sucesso mundial e lançado hits como “Today”, “Disarm” e “Cherub Rock”. A banda estava em completa ascenção e prestes a atingir o alge de sua popularidade, que viria junto de seu álbum seguinte, “Mellon Collie & The Infinite Sadness”. Mas antes disso, a banda lançou um filme onde mostra um pouco de seu universo particular e seu talento ao vivo.

“Vieuphoria” não é uma simples coletânea de bootlegs. O vídeo lançado originalmente em 1994, e relançado em 2002 em DVD é um passaporte para o interior da mente dos músicos através de uma mistura de vídeos raros com apresentações ao vivo, em programas de TV ou acústicas, misturados a uma serie de curtas cômicos caseiros estrelados pela banda. Tudo obviamente ainda na fase inicial do grupo, gravado durante as turnês de divulgação dos dois primeiros discos da banda.

Aqui podemos ver claramente como o inicio da historia do grupo veio com um sucesso meteórico graças a “Siamese Dream”, em performances realizadas em casas de shows lotadas, onde toda a fúria da banda em sua forma inicial se fazia presente. Começando por “Quiet”, gravada em Atlanta, e passando para uma versão pesada de “Disarm”, gravada na TV inglesa bem diferente da faixa que estamos acostumados a ouvir do disco. A fúria alternativa no rock do grupo se faz presente em “Today” e na incrível “I Am One”, em uma ótima apresentação em Barcelona.

Mais momentos de grande energia ao vivo da banda podem ser vistos em faixas como “Slunk” e “Geek U.S.A.”, gravadas na TV, além de uma memorável execução de “Silverfuck” em Londres. “Mayonaise”, e “Cherub Rock” aparecem em versões acústicas, bem descontraídas, principalmente a primeira, que vem com uma colagem de imagens da banda feitas em diversos momentos.


O vídeo é repleto de vinhetas, além das já ditas atuações cômicas em vídeos caseiros, a banda fala um pouco sobre como o grupo surgiu, uma breve entrevista com Butch Vig, produtor de “Siamese Dream”, durante um making of do álbum, além de algumas experiências sonoras e outras doideras, como Bugg Superstar, um vídeo que mostra o cachorro do guitarrista James Iha e também do vídeo “Meet the Frogs”, um pequeno curta (meio malfeito) falando sobre a banda The Frogs, parceira dos Pumpkins em muitos momentos do inicio da carreira do grupo.

A versão DVD ainda inclui como bônus uma apresentação da banda de 94, encontrada por Billy Corgan pouco antes do lançamento em DVD, com faixas dos dois primeiros discos da banda. “Vieuphoria” é um mateiral obrigatório para qualquer fã do grupo de Chicago, pois mostra a banda em sua formação original, com sua veia criativa e energia inicial no máximo, em uma serie de performances raras e momentos íntimos que tornam esse um filme especial para conhecer a banda em seu inicio.

Nota: 8,5/10
Status: Nostalgico

Faixas:
1."Quiet" (live in Atlanta, 1993)         
2."Disarm" (live on English TV, 1993)          
3."Cherub Rock (Acoustic)" (live on MTV Europe, 1993)   
4."Today" (live in Chicago, 1993)     
5."I Am One" (live in Barcelona, 1993)        
6."Soma" (live in London, 1994)       
7."Slunk" (live on Japanese TV, 1992)        
8."Geek U.S.A." (live on German TV, 1993)           
9."Mayonaise" (acoustic – live everywhere, 1988-1994)    
10."Silverfuck" (live in London, 1994)

Bonus ao vivo:
1."Quiet"
2."Snail"
3."Siva"
4."I Am One"
5."Geek U.S.A."
6."Soma"
7."Hummer"
8."Porcelina"
9."Silverfuck"