terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Def Leppard – Viva! Hysteria Live At The Joint, Las Vegas 2 CD + DVD (2013):





Por Davi Pascale

O grupo britânico Def Leppard realizou uma série de apresentações durante um mês em Las Vegas. Ao invés de simplesmente levarem seus shows aos cassinos, fizeram diferente. Reviveram seu maior clássico e trouxeram um numero de abertura inusitado. Tudo isso está nesse registro. Material indispensável na coleção de qualquer fã que se preze.

Durante muito tempo, o Def Leppard recusou a idéia de reviver um LP na integra. Normalmente saem em turnê quando estão divulgando um novo disco e os músicos achavam, com certa razão, de que esse tipo de atitude tiraria a atenção em cima do novo material. Sendo assim, não existiria oportunidade melhor para se fazer isso do que em LA. Afinal, não se tratava de uma turnê e sim, de shows especiais. Para quem vive de musica, não existe algo melhor. Tocam em lugares luxuosos com equipamentos de ultima geração. Recebem um cachê infinitamente maior (para garantir exclusividade naquele período) do que recebem em uma gira. Ficam em excelentes acomodações, comida de primeiro mundo, segurança ultra-eficiente e garantia de casa cheia. Que artista não gostaria de algo do tipo? Para celebrar, resolveram reviver seu maior clássico, Hysteria.

Produzido por Mutt Lange (o mesmo cidadão que produziu o clássico Back In Black do AC/DC), o LP levou o Def Leppard para outro patamar. O grupo ganhava identidade. A sonhada orquestração de guitarras tornava-se uma realidade. Para melhorar ainda mais, a popularidade do grupo atingiu o ápice. Faixas como “Animal”, “Pour Some Sugar On Me” e “Love Bites” invadiram as rádios. Essa ultima fez sucesso no Brasil duas vezes, inclusive. (Na versão original e na versão em português realizada pelo grupo de Robertinho de Recife, o Yahoo). Todo o investimento havia valido a pena. Foram três anos para conseguirem concretizar o LP. Parte por conta dos experimentos, parte pela readaptação de Rick Allen. Em dezembro de 1984, o baterista sofreu um acidente de carro que lhe custou um braço. O musico mandou construir uma bateria especial e reaprendeu a tocar. Esse foi o motivo que ocasionou o cancelamento das apresentações que ocorreriam no Rock In Rio em 1985.

A tour rendeu seu primeiro VHS ao vivo, o fantástico Live: In The Round, In Your Face. Algumas diferenças marcam os dois vídeos. Além do repertorio (o vídeo de 1989 não trazia o disco na integra), o pique é outro, a adoração é outra. Como disse, era o auge do sucesso, sendo assim tínhamos uma platéia estridente. Os músicos também se moviam mais no palco. Especialmente o vocalista Joe Elliot. Em termos de perfomance, quem menos mudou foi o guitarrista Phil Collen que continua tocando cheio de pose e movimentos corporais. A produção também é mais sutil. Embora conte com um palco bem montado, não existem mais aqueles efeitos de raio-laser que tinha no show da época, por exemplo.

Músicos revivem álbum clássico pela primeira vez

A ordem do disco original foi mantida. No bis, traziam duas canções do trabalho anterior (o ótimo Pyromania): “Rock of Ages” e “Photograph”. As linhas vocais de varias faixas são bem altas e embora não tenha mais a mesma potencia vocal que tinha nos anos 80, Elliot faz bonito. Vivian Campbell não gravou o disco original, mas já está mais do que entrosado com o grupo. Afinal, os acompanha desde Adrenalize. E varias dessas musicas estiveram no set ao longo dos anos. Em “Gods of War”, o falecido guitarrista Steve Clark aparece nos telões. Atitude realmente muito bacana, mas a sacada mais legal de todas foi o numero de abertura.

Os responsáveis por aquecerem os presentes foram os Ded Flatbirds. Grupo formado por Joe Elliott, Vivian Campbell, Phil Collen, Rick Allen e Rick Savage. Exatamente, o Def Leppard! Eles subiam ao palco com um pano cobrindo metade do palco, deixando-os mais à frente (como acontece com 90% das bandas de abertura), surgiam com roupas mais simples e um set de apenas 35 minutos. A cada noite vinham com uma seleção diferente. No repertorio, privilegiavam musicas lado B, principalmente dos 3 primeiros trabalhos. Joe brinca com o publico: “Nó somos os Ded Flatbirds. O melhor Def Leppard Cover do mundo”. Fazem um show direto. Sem muita fala, sem muita produção de palco. Como se estivessem retomando o início de tudo. Estão presentes aqui duas dessas performances na íntegra. Sacada simplesmente genial!

O material foi lançado em áudio e vídeo e traz uma apresentação bem profissional focada naquele que, sem duvidas, é o período de ouro da carreira dos rapazes. A qualidade de gravação é excelente e deve agradar até mesmo aquele fã mais exigente que gosta de ficar buscando pelinho. Essencial!

Status: Nostálgico e profissional
Nota: 10,0 / 10,0

Faixas:


CD/DVD Viva Hysteria:
01)  Women 
02)  Rocket 
03)  Animal 
04)  Love Bites 
05)  Pour Some Sugar On Me 
06)  Armageddon It 
07)  Gods of War 
08)  Don´t Shoot Shotgun 
09)  Run Riot 
10)  Hysteria 
11)  Excitable 
12)  Love and Affection 
13)  Rock of Ages 
14)  Photograph

CD/DVD Ded Flatbird:
01)  Good Morning Freedom 
02)  Wasted 
03)  Stagefright 
04)  Mirror Mirror (Look Into My Eyes) 
05)  Action 
06)  Rock Brigade 
07)  Undefeated 
08)  Promises 
09)  On Through The Night 
10)  Slang 
11)  Let It Go 
12)  Another Hit and Run 
13)  High n´ Dry (Saturday Night) 
14)  Bringin´ on the Heartbreak 
15)  Switch 425

DVD Bonus:
01)   Medley Acustico: Where Does Love Goes When It Dies /  Now / When Love And Hate Collide / Have You Ever Needed Someone So Bad / Two Steps Behind 
02)   Fotos