quinta-feira, 20 de março de 2014

Erika Martins – Modinhas (2013)


Por Davi Pascale

Alguns dias atrás, escrevi um artigo sobre a banda Penélope e havia prometido para os leitores que assim que estivesse com o novo CD da Erika Martins em mãos, resenharia para o blog. Pois bem, aí vamos nós...

Modinhas, segundo álbum solo da ex-Penélope, foi realizado através do sistema de crowd-founding. Ou seja, o publico paga a produção do álbum através de cotas. Aqueles que contribuíram com o projeto, acabam tendo alguns privilégios que variam de acordo com a cota que o comprador optou.

Vocês já devem ter lido por aí, alguns sites citando esse trabalho como o terceiro álbum solo de Érika. O que acontece é que entre o CD auto-intitulado de 2009 e esse novo material, foi colocado no mercado um CD com o nome de Curriculum que contava com a produção do Marcelo Fróes. Esse cara já lançou discos bem legais e alguns bem questionáveis também, portanto, sempre fico com um pé atrás quando leio seu nome na capa. O CD da Erika, contudo, é um trabalho até que interessante, mas nada mais é do que uma coletânea onde foram focadas as participações especiais (tanto dela com outros artistas, como o inverso). Se não me engano, havia apenas uma faixa inédita. Portanto, não gosto de considerá-lo um disco de carreira.

Disco mistura musicas tradicionais com novos compositores

Confesso que fiquei meio preocupado quando li sobre a proposta do novo disco e, principalmente, quando li Caetano Veloso colocando-o como destaque junto com artistas do porte de Emicida e Criolo. Tenho enorme respeito pelo Caetano, acho que ele fez alguns trabalhos realmente incríveis durante sua trajetória, e paro para ouvir quando ele tem algo a dizer (se bem que a postura dele em relação às biografias me decepcionou um pouco), mas Emicida e Criolo são dois artistas que não me descem. Quando li ela explicando o conceito de Modinhas também fiquei com um pouco de receio. Medo de que ela tivesse ido para um lado dor-de-cotovelo quase brega, medo que tivesse abandonado o rock. Mas na verdade, a essência dela está aqui. Não há nada aqui que seja questionável. E, sim, o rock continua intacta.

Gosto desse tipo de surpresas, desse tipo de ousadia. Gosto de quando o artista sai da sua zona de conforto e tenta algo novo. Acredito que a cena musical evoluiria muito se mais artistas tivessem esse tipo de postura. Portanto, já ganha meu respeito aqui.

Para quem não está por dentro do projeto. Modinhas é um gênero musical brasileiro criado no século XVII. O nome no diminutivo foi escolhido para que não fosse confundido com a moda portuguesa. O estilo fez tanto sucesso que os próprios músicos eruditos portugueses passaram a adotá-lo em seu repertório, adicionando algumas características da ópera italiana. Tinha como característica seu lado suave, romântico e talvez esse seja o ponto em comum com o trabalho da cantora. Entretanto, o que torna o álbum interessante é que ela pegou clássicos de Villa Lobos e Manuel Bandeira, e misturou com composições de novos autores que seguiam a mesma lógica e deu uma cara atual para os arranjos. Sem duvidas, um trabalho criativo.

Trabalho foi bancado pelo sistema crowd-founding

O disco que conta com a direção artística de sua ex-companheira do Penélope, Constanza Scofield, foi gravado na Toca do Bandido no Rio de Janeiro e conta com as participações de músicos como Otto, Gabriel Thomaz (guitarrista e cantor do Autoramas, marido da cantora) e Fred (baterista do Raimundos). 

Entre erros e acertos, Erika apresenta um trabalho com arranjos, na maior parte do tempo, maduros e influencias diversas. O CD não conta com uma sonoridade única. Seu estilo de cantar não sofreu muitas alterações, exceto que não encontramos mais seus gritos que tanto marcou o trabalho de sua antiga banda. Como destaque colocaria a faixa de abertura “Fundidos”, a ousada versão de “Modinha (Serestas Peça N°5)” de Villa- Lobos, a balada “Bonita”, além de “Rolo Compressor” de Pedro Veríssimo e Fernando Aranha. Trabalho que é ao mesmo tempo arcaico e moderno, suave e intenso. Vale uma audição.

Nota: 7,5
Status: Ousado

Faixas:

      01)   Fundidos
02)   Dar-te-ei
03)   Modinha (Serestas – Peça Nº 5)
04)   Modinha (A Rosa)
05)   Bonita
06)   A Euri
07)   Casinha Pequenina
08)   Prelúdio Para Ninar Gente Grande (Menino Passarinho)
09)   Garota Interrompida
10)   Rolo Compressor 
11)   Vien Tei
12)   Memorabilia
13)   Ganas de Volar – Preludio Para Ninar Gente Grande (Versão em Espanhol)