sábado, 14 de janeiro de 2017

Hansen & Friends: Three Decades In Metal (2016):



Por Davi Pascale

Kain Hansen comemora três décadas de carreira lançando seu primeiro trabalho solo que conta com diversos convidados especiais. Álbum realmente muito bacana que merece ser conferido.

Quem curte power metal, certamente sabe quem é Kai Hansen. Já tem um bom tempo que o músico lidera o Gamma Ray. Grupo que é referência dentro do cenário. Sua grande contribuição com a cena, contudo, foi o período em que esteve à frente do Helloween. Foi ele quem gravou os emblemáticos álbuns Keeper Of The Seven Keys e Walls of Jericho. Discos de cabeceira entre os fãs do gênero.

Normalmente, quando a galera lança discos comemorativos, tendem a fazer álbuns de regravações. Não é o caso aqui. O material apresentado é inédito. O grande diferencial, que ajuda a trazer o ar de celebração, é a participação especial de diversos nomes do heavy metal. Alguns já esperados (caso do ex-Helloween, Michael Kiske) e outros um tanto surpreendentes (caso de Dee Snider). Curiosamente, o músico convidou Roland Grapow para participar do disco. Exatamente, o guitarrista que o substituiu no Helloween. Realmente interessante.

Alguns convidados aparecem de maneira realmente discreta. Honestamente, gostaria de ter visto Dee Snider (Twisted Sister) e Hansi Kursch (Blind Guardian) serem mais explorados. Para quem o venera e acha que ele deveria ter gravado sozinho, não precisa esquentar a cabeça. O CD é duplo e o disco 2 é exatamente isso. Ou seja; sem os vocalistas convidados.

A primeira metade do disco aponta em um heavy metal mais tradicional. “Born Free” traz uma pegada bem agressiva, com bumbo duplo e Hansen dando seus famosos agudos. “Strange In Time” conta com riffs iniciais e linhas vocais dos versos em uma vibe bem Iron Maiden. A que mais me empolgou nessa primeira parte, contudo, foi “Enemies of Fun”. Accept total! Tanto levada de bateria, quanto linha vocal. Tinha momentos que eu jurava que o Udo estava cantando. E, de boa, puta som!

Algo precisa ser comentado de Three Decades In Metal. As guitarras estão com um peso fora do comum. O disco soa altamente empolgante, mesmo nos momentos onde ele se distancia de sua pegada mais tradicional. A segunda metade do disco conta com uma pegada mais moderna. Riffs mais palhetados, presença de teclados. A partir de “Fire And Ice”, o disco dá uma mudada de direção. A minha preferida nessa segunda parte é “Burning Bridges” que conta com um refrão bem pegajoso.

Na hora de fechar, o CD, contudo, ele volta à sua pegada tradicional. O disco fecha como abriu. Um heavy metal mais agressivo que traz todas as características que seus fãs esperam. Embora seus arranjos sejam variados, a qualidade das composições é alta. E os convidados também. Para se ter uma ideia, além dos nomes já citados, temos convidados do porte de Ralf Scheepers (Primal Fear), Michael Weikath (Helloween) e Tobias Sammet (Edguy). Discaço!

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Empolgante

Faixas:

CD 1:
      01)   Born Free
      02)   Enemies of Fun (Ralf Scheepers &  Piet Sielck)
      03)   Contract Song (Dee Snider & Steve McT)
      04)   Making Headlines (Tobias Sammet)
      05)   Stranger In Time (Michael Kiske, Frank Beck, Tobias Sammet & Roland Grapow)
      06)   Fire And Ice (Clementine Delauney, Marcus Bischoff, Richard Sjunnesson & Michael Weikath)
      07)   Left Behind (Alexander Dietz & Clementine Delauney)
      08)   All or Nothing (Clementine Delauney)
      09)   Burning Bridges (Eike Freese)  
      10)   Follow The Sun (Hansi Kursch & Tim Hansen)

CD 2:

Mesmo repertorio somente com Kai nos vocais