terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Álbuns Clássicos: Metallica – Metallica (1991)

Por Rafael Menegueti

Metallica - Metallica
2016 é o ano em que os discos lançados em 1991 completam 25 anos. E todos sabemos o quanto aquele ano foi genial e especial para a música, em especial para o rock. Por isso decidi que ao longo do ano irei comentar alguns dos principais lançamentos daquele ano. Até poderia deixar para falar no exato dia dos respectivos lançamentos, mas às vezes o cronograma pode exigir outras coisas, por isso vai aleatório mesmo. Pra começar, Metallica.

O grupo de thrash metal de Los Angeles já figurava entre os mais cultuados entre os fãs de metal a partir de seus sólidos primeiros quatro álbuns, lançados na década de 80. Mas quando a banda entrou em estúdio para produzir seu quinto álbum, a intenção era alçar um voo mais alto. O disco anterior, ...And Justice For All (1988), já havia conseguido um certo sucesso comercial, principalmente por conta do single One, que rendeu o primeiro videoclipe da banda, mas nada que se equivalesse ao que aconteceria com o lançamento que estava por vir.

Também chamado de “Black Album”, o homônimo disco do Metallica transformou o grupo na maior banda de metal do planeta. Produziu alguns dos maiores hits que a banda possui em seu repertorio e ainda foi aclamado por publico e crítica. O único problema foram os fãs mais antigos, que não engoliram muito bem a banda deixar de lado os riffs velozes e vocais mais agressivos típicos do thrash para dar lugar à um estilo mais comercial e com músicas mais acessíveis como Nothing Else Matters e The Unforgiven.

Formação do Metallica à época 
Mas não há o que se discutir quando falamos da qualidade do álbum. Desde a introdução inconfundível de Enter Sandman, até o encerramento alucinante de The Struggle Within, o disco é uma verdadeira obra prima do metal. É discutível se ele seria o melhor da banda, visto que os três primeiros discos são ainda mais exaltados pelos fãs, e vários críticos, como sendo a melhor fase da banda. Mas a influência que ele teve no meio é inegável. Basta ver também a intensidade que as músicas transmitem, em riffs bem trabalhados, vocais com melodia e precisão de James Hetfield, e uma bateria pesadíssima de Lars, que compensa sua técnica, convenhamos, limitada com um feeling absolutamente único.

O Black Album abriu as portas para tornar o Metallica o que conhecemos hoje. Foi o inicio da parceria da banda com Bob Rock, a primeira grande produção que a banda investiu. Com uma capa simples, para composições simplificadas, mas extremamente cativantes. Não por acaso, vendeu mais de 30 milhões de cópias ao redor do mundo, levou um Grammy e foi incluído na 14ª posição na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame. Mesmo controverso, é um disco que impõe respeito, não importa o que se diga.



Nota: 10/10
Status: Revolucionário

Faixas:
01. Enter Sandman
02. Sad But True
03. Holier Than Thou
04. The Unforgiven
05. Wherever I May Roam
06. Don't Tread On Me
07. Through The Never
08. Nothing Else Matters
09. Of Wolf And Man
10. The God That Failed
11. My Friend Of Misery
12. The Struggle Within