domingo, 29 de junho de 2014

The Red Jumpsuit Apparatus: tire suas próprias conclusões

Por Rafael Menegueti

Eles são quase totalmente desconhecidos no Brasil, mas possuem um certo publico lá fora. Trata-se de uma banda de post-hardcore (ou pop punk, se preferir) da Flórida que já tem alguns discos lançados, todos seguindo a linha com faixas radiofônicas de rock adolescente que fez tanto sucesso em meados dos anos 2000 com bandas como Simple Plan, Jimmy Eat World e Yellowcard.

The Red Jumpsuit Apparatus
Mas o Red Jumpsuit pra mim tem uma grande diferença. Assim como Paramore ou o Fall Out Boy, eles têm uma sonoridade que se destaca. No caso deles, isso se deve por uma mistura eclética de influencias em seus trabalhos. O rotulo “emo” que poderia ser usado neles não cola. A banda tem competência pra fazer bons discos. O primeiro deles, “Don’t You Fake It” (2006), talvez seja o único que poderia se encaixar nesse rotulo. Mas a partir do segundo disco, “Lonely Road” (2009), a banda ganhou identidade própria, misturando influencias de rock alternativo e até hard rock em seu som. Basta conferir faixas como “Grim Goodbye”, “You’d Better Pray” e “Lonely Road” “Don’t Spell” pra ver isso. Não vou forçar a barra de dizer que a banda é genial, mas só isso já é um diferencial nesse estilo.

A banda foi alem no EP “Hell or Highwater” (2010), quando usou influencias de metalcore e usou uma boa jogada de marketing ao fazer um clipe “violento” pra a faixa Choke, que acabou criando polêmica. A sequência de seus trabalhos, com o terceiro álbum “Am I The Enemy” (2011) e o EP “Et Tu, Brute” (2013) mostra uma banda mais madura, agressiva na sonoridade, mas com letras sobre superação e motivação, e que por vezes investe em baladas e faixas mais pop para atingir um maior público. Isso poderia ser perigoso se a banda não tivesse músicos competentes, e muitos já passaram por lá. Apenas o vocalista Ronnie Winter e o baixista Joey Westwood são da formação original.

A formação na era "Lonely Road", álbum mais variado da banda 
Eu vejo apenas um grande defeito na banda: ao vivo eles deixam a desejar. Apesar de serem bons músicos, ao ver vídeos de apresentações da banda, não me sai da cabeça que eles poderiam se esforçar mais. Digo isso porque é visível que eles não tocam mal, apenas são desleixados demais. O vocalista Ronnie canta bem quando quer, mas insiste em usar um vocal forçado nos shows, como se não conseguisse respirar direito, mais por performance do que outra coisa, e isso soa estranho. Mas em certos momentos eles se acertam e conseguem fazer boas apresentações.

A banda irá lançar seu quarto disco, que se chamará “4”, em julho e recentemente anunciou algo interessante: eles irão disponibilizar esse trabalho e todo o resto da discografia da banda de graça para quem quiser na internet. Esse é o modo deles dizerem que acreditam que algumas formas de arte digital deveriam ser gratuitas. Portanto confira você mesmo e decida se essa banda merece atenção ou não.

The Red Jumpsuit Apparatus - You'd Better Pray