terça-feira, 14 de janeiro de 2014

5 álbuns essenciais dos anos 90

por Rafael Menegueti

Nos anos 90 ouve uma explosão de bandas alternativas e estilos que levaram o rock e o metal para diferentes lados. O grunge, o nu-metal, o rock alternativo, o indie, o gothic metal. Tudo isso deu uma nova cara ao rock e fez a cabeça de muita gente. Quando eu comecei a gostar de rock, foram justamente as bandas dos anos 90 que mais me inspiraram. Hoje, passadas uma década e meia que os anos 90 se foram, podemos dizer que aquela década nos deixou vários clássicos.

Por isso decidi montar uma listinha com cinco álbuns que considero fundamentais para quem quer ir a fundo no rock dos anos 90. Mas decidi deixar de lado as obviedades. Nada de “Nevermind” do Nirvana, “Ten” do Pearl Jam, “Blood Sugar Sex Magic” do Red Hot Chili Peppers, ou o “Black Album” do Metallica, entre outros. Todos esses álbuns são excelentes e essenciais, sem sombra de duvidas. Mas todo mundo sabe disso, por isso aqui vão cinco discos que talvez não entrassem em uma lista mais obvia.

Alice In Chains – Facelift

O álbum de estréia do Alice In Chains talvez não seja tanta novidade numa lista dessas, mas é sem duvida um dos mais marcantes. De todas as bandas de grunge, o Alice In Chains era a que mais se aproximava de uma fusão com o metal. No inicio eles eram bastante ligados ao glam metal que havia dominado o rock nos anos 80. Facelift era um disco mais sujo e obscuro, e trazia alguns dos melhores clássicos da banda, como Man In The Box, por isso mereceu destaque.





Smashing Pumpkins – Siamese Dream

Uma das bandas de rock alternativo mais importantes dos anos 90 foram os Smashing Pumpkins. A banda havia preparado o terreno com “Gish”, em 91, e em seu segundo álbum, “Siamese Dream”, eles simplesmente arrebentaram com tudo. O disco mistura diversos elementos e agrada fãs de diversos estilos. Grunge, metal, psicodelia, levadas mais indies e um pouco de rock gótico formaram o caldeirão de influencias desse disco que moldou o sucesso da banda. Sem falar em seu sucessor, o também excelente e duplo “Melon Collie and the Infinite Sadness”, que alavancaria ainda mais o quarteto de Chicago.


Oasis – (What's the Story) Morning Glory?

O Oasis, apesar de todas as confusões, sempre foi uma das melhores bandas do chamado “britpop”, e nesse álbum encontram-se grandes clássicos do grupo dos irmãos Gallagher, como “Champagne Supernova”, “Don’t Look Back In Anger” e, provavelmente um dos maiores clássicos daquela década, “Wonderwall”. Difícil não gostar da sonoridade e do clima desse álbum, que elevou a carreira do Oasis em nível mundial, e aumentou o prestigio da cultura indie entre os jovens.




Faith No More – Angel Dust

Dentre os discos mais influentes da década de 90, impossível não citar “Angel Dust” do Faith No More. A banda que havia começado com uma sonoridade mais puxada pro funk metal, lembrando um pouco até o Red Hot Chili Peppers no começo de carreira, mostrou uma sonoridade mais variada, com elementos que não podiam ser ouvidos em seus trabalhos anteriores. Embora o grande hit da historia da banda seja Epic, do álbum “The Real Thing”, pode-se dizer que “Angel Dust” tenha um papel mais importante na historia do rock, pois apresentou elementos que influenciariam muitas outras bandas no futuro.


Offspring – Smash

Apesar de, à época, eles já não serem mais novatos (a banda já estava na ativa haviam dez anos) o Offspring começou a fazer barulho no cenário mainstream do punk com o ótimo Smash, lançado em 1994. O disco mostrou uma banda descontraída, que agradava aos ouvidos até de quem não tinha o punk-rock como estilo favorito. Recheado de clássicos e músicas de fácil audição e envolventes, como “Come Out and Play”, “Self Esteem” e “Bad Habbit”, o disco caiu no gosto da garotada mais despretenciosa e levou o Offspring ao estrelato.




Menções honrosas: discos que também poderiam aparecer aqui

- Radiohead – Ok Computer
- Sepultura – Roots
- Soundgarden – Badmotorfinger
- Korn – Follow the Leader
- Pantera – Vulgar Display of Power
- Rage Against The Machine – Rage Against The Machine
- Green Day – Dookie
- Guns ‘N Roses – Use Your Illusion I