sábado, 10 de maio de 2014

Ultraje a Rigor – Nós Vamos Invadir Sua Praia (1985)






Por Davi Pascale 

A garotada muito provavelmente conhece o grupo de Roger Moreira por sua participação no programa do humorista Danilo Gentili. Aqueles que forem um pouco mais velhos, se recordarão da divertida “Nada a Declarar” ou ainda do Acustico MTV. Entretanto, aquele pessoal que já passou dos 30 há algum tempo se recordará do Ultraje como trilha de sua adolescência. Seja por conta dos inúmeros hits ou ainda por suas divertidas participações nos programas de televisão da época. O disco mais lembrado por todos, sem dúvidas, é o debut lançado em 1985.

Essa foi uma época especial para o rock brasileiro. O rock era mainstream. Estava nas rádios, na TV, com matérias estampadas nos jornais e nas revistas. E o melhor de tudo, tinha qualidade. É claro que como toda moda, haviam aqueles grupos de segunda linha que não tinham muito a dizer ou que copiavam a bola da vez de maneira descarada. Mas entre o pessoal que fazia parte dos principais nomes, a história era diferente. Os artistas tinham personalidade e faziam excelentes álbuns. O Ultraje lançou um dos melhores discos daquela cena. Pau a pau (em termos de qualidade) com outros grandes trabalhos da época como Revoluções Por Minuto (RPM), Cabeça Dinossauro (Titãs), Selvagem (Paralamas do Sucesso), O Rock Errou (Lobão), só para citar alguns.

Assim como aconteceu com outros grupos que gravaram antes deles, tiveram que provar antes seu poder de fogo com o lançamento de um compacto. No caso do Ultraje foram dois: Inutil/ Mim Quer Tocar e Eu Me Amo/ Rebelde Sem Causa. A consagração, contudo, veio com o LP. A formação daquela época era bem diferente da atual. Do lineup original, somente “O Homem do QI 200” se mantém. A bateria ficava a cargo do Leospa. Na guitarra estava Serginho Serra e no baixo Mauricio. O Ultraje nunca parou com formação. Essa galera que registrou o primeiro álbum já era o terceiro time. Inclusive um conhecido nome já havia passado pelo Ultraje. Edgard Scandurra, que ganharia fama ao lado do Ira!, havia sido guitarrista do grupo. E foi com eles que registraram o primeiro compacto. O famoso riff de “Inútil” foi criado por ele e não por Roger Moreira.

A letra, essa sim criada por Roger, nasceu de várias situações. A declaração de Pelé que dizia que os brasileiros não estavam preparados para votar inspirou o verso “A gente não sabemos escolher presidente”. A derrota dos brasileiros em Brasil X Itália na Copa de 1982, inspirou “A gente joga bola e não consegue ganhar”. O “a gente somos” foi uma expressão que ele ouviu de um arquiteto muito rico e “inútil” nasce de uma bronca que levou de seu pai. O garoto foi juntando uma coisa aqui, outra ali e nasceu o primeiro hit do Ultraje que acabou sendo utilizado como tema do Diretas Já.

Capa do compacto que contou com a participação de Edgard Scandurra

As músicas dos compactos foram para o disco, que se tonou o primeiro LP de rock nacional a atingir disco de ouro e platina. O vinil atingiu a marca de 500.000 cópias vendidas. Número que atualmente só é possível ser atingido com medalhões como Roberto Carlos. Nos dias atuais, uma gravadora prensar mais de 20.000 copias é considerada uma atitude de risco. Os rapazes tinham músicas de sobra e deixaram que o público escolhesse quais músicas seriam registradas. A escolha ocorreu no Rádio Clube, discoteca localizada na região de Pinheiros (SP) onde o grupo se apresentava constantemente. O público votava quais eram as músicas que mais gostavam em um pedaço de papel. Foi nessa danceteria também que foi registrada a famosa versão de “Independente Futebol Clube”.

Nós Vamos Invadir Sua Praia foi gravado, em clima de descontração, no famoso estúdio nas Nuvens (RJ) e emplacou 9 das 11 músicas nas rádios (e você acha que quando um artista emplaca 3 canções está com o disco estourado, né?). A primeira a invadir as rádios foi “Ciúme”. Na época, havia sido aprovado o Conselho Nacional do Direito da Mulher. As mulheres começavam a ganhar independência e Roger resolveu brincar com o tema (Eu quero levar uma vida moderninha. Deixar minha menininha sair sozinha). Outra que tem história curiosa é “Zoraide”. A segunda música composta por Roger (A primeira era “Mauro Bundinha” que seria registrada anos mais tarde em Por Que Ultraje). Para criar a letra que falava sobre uma menina chata, o cantor misturou as cobranças que tinha da namorada da época com as cobranças da namorada de um amigo. Fico me imaginando como elas se sentiram ao ouvir a 'homenagem'...

Quem escutar com atenção a faixa título irá notar alguns vocais que não são de Roger Moreira. Os versos que hoje são cantados pelos músicos que o acompanham, foram registrados por Lobão, Leo Jaime (nessa época, um cantor de rock de sucesso), Ritchie e Selvagem Big Abreu (João Penca E Seus Miquinhos Amestrados). Roger estava com dificuldade de criar algumas rimas. Chamou a turma e disse que era para zoar. A cara dele, não é mesmo?

Disco contou com faixa gravada na discoteca Rádio Clube

Como se nota, esse clima de irreverência estava no dia-a-dia dos músicos, era algo natural deles. Não era forçado. Há inclusive algumas histórias de bastidores desse período que são muito legais como a história de que os músicos enchiam balde com agua e deixavam em cima da porta do estúdio para que quando o produtor do álbum abrisse (o cultuado Liminha) tomasse um banho ou de quando colaram as portas dos quartos das meninas do Metrô (outro conjunto de sucesso da ocasião) quando descobriram que elas estavam hospedadas no mesmo hotel que eles. Durante muitos anos, o Ultraje a Rigor nos entregou discos que eram bem humorados, inteligentes e cativantes. A banda, no momento, está na ativa fazendo shows, mas não há planos, até onde eu saiba, para um novo álbum de estúdio. Espero que mudem de ideia em breve. Adoraria ouvir um novo trabalho do Ultraje.

Faixas:
      01)   Nós Vamos Invadir Sua Praia
      02)   Rebelde Sem Causa
      03)   Mim Quer Tocar
      04)   Zoraide
      05)   Ciume
      06)   Inutil
      07)   Marylou
      08)   Jesse Go
      09)   Eu Me Amo
      10)   Se Voce Sabia
      11)   Independente Futebol Clube