segunda-feira, 20 de julho de 2015

Viper - To Live Again: Live In São Paulo (2015):



Por Davi Pascale

 
Grupo paulista Viper lança seu segundo CD ao vivo. Show comemora 25 anos de seu álbum de estreia e conta com vocalista original. Performance enérgica e nostálgica deve agradar aos velhos seguidores.
 
O Viper fez parte da primeira leva de grupos de heavy metal brasileiro. Vieram de uma época onde as dificuldades eram muito maiores do que as atuais. Tudo era mais dificil. Aula de instrumento era para poucos. Instrumento importado era para poucos. Até mesmo a aquisição de um LP importado era um sonho de consumo. Conseguir lançar um vinil fazendo um som pesado, nessa época, era algo heróico. Por isso, os grupos que surgiram dessa geração, que tinham essa proposta, contam com um carinho especial por parte dos seguidores.
 
Os rapazes tinham um diferencial. Um vocalista acima da média. Os grupos brasileiros dessa leva tinham bons guitarristas, bons bateristas, mas bons cantores era algo que se contava nos dedos de uma mão e ainda sobrava dedo. Os meninos impressionavam aqueles que se sujeitavam a sair de suas casas para se enfiar em um bar sem grandes estruturas. O som estava de acordo com o momento. Heavy metal direto e pesado com grandes influências de Iron Maiden. Seu vocalista, o hoje cultuado Andre Matos, se destacava por seu carisma, seu grande alcance e a utilização da técnica de falsetes, remetendo muito ao Michael Kiske. Idolo de 10 entre 10 fãs de heavy metal dos anos 80.
 
Para comemorar 25 anos de Soldiers of Sunrise, os rapazes resolveram cair de volta na estrada. Pit Passarell e Felipe Machado mantiveram a chama acesa durante vários anos. Primeiro com Pit assumindo os vocais. Conseguiram alguns passos importantes. Excursionaram fora do país, colocaram clipes na programação da MTV brasileira (quando esta ainda tinha relevância), participaram do primeiro Monsters of Rock brasileiro. Depois, com um novo vocalista, Ricardo Bocci. Os fãs ainda estavam lá. A imprensa, não mais. Muitos pediram essa volta durante anos. O resultado foi o sucesso da turnê. Inicialmente, iriam fazer 5 ou 6 shows. Graças ao sucesso de público, fizeram mais de 30. Entre eles, uma apresentação no Rock in Rio.
 
André Matos se junta novamente ao grupo para reviver sons de Soldiers of Sunrise e Theatre of Fate
 
O show resgata os anos iniciais do heavy brazuca. Uma amostra do que eram aqueles tempos. Os 5 músicos, em cima de um palco, esbanjando energia, fazendo um show honesto, sem máscaras, sem arremedo. Hugo Mariutti cumpre bem o papel de Yves Passarell (atualmente no Capital Inicial), sua guitarra casa perfeitamente com a de Felipe. Guilherme Martins soca a bateria sem dó, como se o mundo estivesse prestes a acabar. André dá o melhor de si, mas sua voz já começa a demonstrar alguns desgastes da longa estrada. Quando chega o momento dos falsetes, percebemos que sua voz não tem mais a mesma força de outrora.
 
O repertório é ótimo. As musicas sobreviveram bem ao tempo. "To Live Again", "A Cry From The Edge", "Livin´ For The Night" e "Kinghts of Destruction" empolgam, ao mesmo tempo em que emocionam. Ainda resolveram trazer uma surpresa para os fãs de longa data. O show encerra-se com "Rebel Maniac". Dos tempos de Evolution. Em Maniacs Live In Japan tivemos uma amostra de como soariam os vocais sem a presença de André. Em To Live Again pudemos ter uma palhinha de como soariam as composições da era Passarell, se o rapaz não tivesse abandonado o barco. E é uma das canções onde se sai melhor.
 
To Live Again - Live In São Paulo deve ser encarado como uma celebração, mas também como um documento histórico. Para quem curtiu e vivenciou a cena, acredito que sua aquisição seja quase uma obrigação. Para os demais, serve como um pequeno aperitivo do que esses grupos representaram e ainda representam. Torcendo agora para que os planos do DVD se concretizem!
 
Nota: 8,0 / 10,0
Status: Nostálgico

 
Faixas:
01) Knights of Destruction
02) Nightmares
03) Wings Of The Evil
04) H.R.
05) Soldiers of Sunrise
06) To Live Again
07) A Cry From The Edge
08) Living For The Night
09) Prelude to Oblivion
10) Act One
11) Theatre of Fate
12) Moonlight
13) Rebel Maniac