terça-feira, 27 de setembro de 2016

Whitesnake – Starkers In Tokyo (1997):





Por Davi Pascale

Em 1997, o Whitesnake retornou ao mercado com o lançamento de dois álbuns. Um, autoral (o bom Restless Heart) e outro, acústico. É justamente sobre o trabalho desplugado que tratamos hoje.

O disco Restless Heart foi recebido com bastante euforia na época. Afinal, era o primeiro trabalho de inéditas desde o (bom) Slip Of The Tongue. O trabalho é bacana, mas acredito que muitos tenham se frustrado em uma primeira audição, já que tinha bastante balada no CD. De todo modo, tinha bastante música boa. Entre um trabalho e outro, chegaram às lojas, a coletânea Greatest Hits e o (ótimo) projeto Coverdale/Page (quem nunca ouviu isso, pelo amor de Deus, vai atrás).

A apresentação é extremamente simples. E isso tem uma razão de ser. Inicialmente, esse show não seria lançado como um disco de carreira do Whitesnake. A ideia era fazer meio que um pocket show para promover seu novo disco. Como alguns artistas fazem em sessão de autógrafos. Três musicas de seu até então novo disco foram apresentadas: o single “Too Many Tears” e as baladas “Can´t Go On” e “Don´t Fade Away”. Das três, minha favorita sempre foi “Can´t Go On”.

O show é simples em todos os aspectos. Nos arranjos, no formato. David Coverdale, em pé, com o microfone. Adrian Vanderberg, sentado, no outro canto, com o violão. Embora Vanderberg seja um músico de primeira, seu trabalho é bem sutil. O rapaz se preocupou em adaptar às musicas ao violão de maneira melódica, harmoniosa, mas não há espaço para solos. O que fica em maior evidência é o trabalho vocal de Coverdale.

O resto do set foi preenchido com canções antigas. Não fizeram, contudo, uma compilação dos hits. Não criaram versões acústicas para faixas como “Guilty Of Love”, “Walking In The Shadow Of The Blues”, “Lovehunter”, “Slide It In”, “Crying In The Rain” ou “Still Of The Night”. Optaram por interpretar as que melhores cabiam nesse formato.

David Coverdale canta muito bem no show, mas se você está acostumado com aquele rapaz que fica gritando e girando pedestal, vá com calma. Coverdale fez uma interpretação bastante emotiva, canta com alma, mas canta sem ficar exagerando nos agudos. 

No show foram apresentadas 3 canções que, por algum motivo, ficaram de fora do produto final: “Burning Heart”, “Fool For Your Loving” e “Only My Soul”. Não aparecem nem no CD, nem no vídeo. Ambos, apresentam o mesmo set com uma sequencia um pouco diferente.

Starkers In Tokyo é um trabalho bem bacana porque nos permite ver o outro lado do Whitesnake. Sem contar que essas apresentações intimistas são sempre muito divertidas. Recomendadíssimo! Faixas preferidas:  “Sailing Ships” e “The Deeper The Love”.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Excelente

Faixas (sequencia do vídeo):
      01)   Sailing Ships
      02)   Too Many Tears
      03)   The Deeper The Love
      04)   Can´t Go On
      05)   Is This Love
      06)   Give Me All Your Love
      07)   Here I Go Again
      08)   Soldier Of Fortune
      09)   Love Ain´t No Stranger
      10)   Don’t Fade Away