terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

MaYaN – Antagonise

Por Rafael Menegueti

Mayan - Antagonise
Semana passada eu falei sobre o primeiro disco do MaYaN, “Quarterpast”. O projeto envolvendo os membros do Epica, liderado por Mark Jansen, e que propõe um som que mistura varias vertentes, criando uma ópera death metal sinfônica, agora lança seu segundo disco. Falemos agora sobre ele, “Antagonise".

O novo trabalho do supergrupo holandês segue os mesmos moldes de seu antecessor. Riffs rápidos, sequencias oitavadas, a mistura dos excelentes guturais de Mark Jansen com os vocais típicos do metal de Henning Basse, todos os elementos estão aqui. É ótimo ver como os membros conseguem levar o melhor de sua musicalidade para o disco. As típicas estruturas progressivas das composições de Mark Jansen também se fazem presentes.


Nesse disco a banda usou menos as participações especiais femininas. A vocalista mexicana do Stream of Passion, Marcela Bovio, e a cantora lírica italiana Laura Macri fazem boas aparições em algumas músicas. A sempre ativa Floor Jansen também aparece na faixa “Redemption”. Simone Simons dessa vez não apareceu. Mas isso não deixou as músicas menos atraentes.

Outra coisa bem interessante foi o trabalho orquestral aliado aos teclados. A junção desses elementos com os riffs e as levadas mais rápidas ficaram espetaculares. O tecladista Jack Driessen acrescentou ainda mais ao álbum com solos que competem com as guitarras em criatividade.

Outro detalhe fica por conta da nova formação. Rob van der Loo gravou o baixo dessa vez, e Isaac Delaheye deixou a banda após as gravações. A banda anunciou no domingo (02/02) que para seu lugar entra a jovem guitarrista Merel Bechtold (Purest of Pain). Ela já havia estrado na banda nos shows de lançamento do disco, mas era apontada apenas como uma integrante temporária, mas agora é definitiva. De resto a formula é a mesma de antes.

A nova guitarrista Merel Bechtold
Talvez o único porém desse disco seja o fato de ser muito parecido com o antecessor, inclusive na temática política das letras. Mas isso não chega a ser ruim, uma vez que ambos são excelentes. Mark Jansen provou mais uma vez porque é o maior nome do metal holandês. E o MaYaN deixa bem claro que não é um simples projeto paralelo. Eles vieram pra ficar.

Nota: 8/10
Status: Épico

Faixas:
1."Descry"
2."Bloodline Forfeit"
3."Burn Your Witches"
4."Redemption" (The Democracy Illusion)
5."Paladins of Deceit" (National Security Extremism - Part 1)
6."Lone Wolf"
7."Devil in Disguise"
8."Insano"
9."Human Sacrifice"
10."Enemies of Freedom”
11."Capital Punishment"

12."Faceless Spies" (National Security Extremism - Part 2)