quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Álbuns clássicos: The Gathering – Mandylion (1995)

Por Rafael Menegueti

The Gathering - Mandylion
Recentemente, completou-se 20 anos do lançamento de um dos maiores álbuns de metal alternativo da década de 90, “Mandylion, dos holandeses do The Gathering. O disco consiste apenas de oito faixas, mas é considerado a maior obra-prima da banda. Apesar de ser o terceiro trabalho do grupo, é o primeiro a contar com a vocalista Anneke van Giersbergen, que viria a ser uma das maiores cantoras do rock alternativo holandês.

“Mandylion” é um disco onde a banda explora sua sonoridade de maneira decidida e coesa. O grupo, que apresenta uma mistura de elementos de doom e gothic metal, conseguiu fazer um disco com essas características sem soar excessivamente sombrio e arrastado. Ao invés disso, “Mandylion” é um álbum cheio de belas melodias, riffs consistentes e faixas com estruturas progressivas excelentes. Não à toa, é um disco que influenciou não só o gothic metal, mas varias outras vertentes similares do metal. Muito do que bandas sinfônicas, como Delain e Stream of Passion, ou góticas com vocal feminino, como Tristania e Draconian, apresentam em sua sonoridade, pode apostar que vem do que o The Gathering aprontava na década de 90, e que começou nesse álbum.

The Gathering em 1995
O disco levou apenas 15 dias para ser gravado. Todas as letras são de autoria de Anneke, que apresentou temas diversos, mas principalmente sobre a natureza humana e sentimentos relacionados a perda. Em seus vocais, a cantora conseguiu expor o sentimentalismo de suas letras de maneira única, em interpretações que claramente deixaram o disco ainda mais envolvente. A identidade que ela criou na banda a partir daí seria marcante, até sua saída da mesma em 2007, quando embarcou em uma ótima carreira solo, além de outros projetos.

Varias das músicas são faixas obrigatórias para qualquer fã da banda. “Strange Machines” abre o disco e é um clássico absoluto. A faixa possui um riff pesado que contrasta com a melodia contagiante da mesma. É até possível perceber uma certa influência de Black Sabbath nas levadas de guitarra. A música é tão popular que Anneke segue tocando ela até hoje em grande parte de suas apresentações após sair da banda. Alem dela, “Leaves” chama a atenção com sua ótima melodia, assim como “In Motion #1” e “#2”, e a atmosférica “Eléanor”.

Se você ainda não conhece o The Gathering e esse maravilhoso disco, vá atrás, mesmo que metal gótico e alternativo não seja tanto sua praia. O estilo inovador, com influências de varias vertentes e até new age, aliado a ótima técnica dos músicos e composições brilhantes fazem de “Mandylion” um álbum altamente recomendado, e até obrigatório, para os fãs de rock progressivo moderno, rock alternativo, atmosférico e metal gótico, e garanto que pode lhe agradar.



Nota: 10/10
Status: único e inovador

Faixas:
1. Strange Machines
2. Eléanor
3. In Motion #1
4. Leaves
5. Fear the Sea
6. Mandylion
7. Sand and Mercury
8. In Motion #2