quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Beyond the Black – Lost In Forever (2016)

Por Rafael Menegueti

Beyond the Black - Lost In Forever
Não faz muito tempo que falei aqui sobre essa banda alemã. O Beyond the Black foi uma boa surpresa na cena do metal sinfônico no ano passado com o álbum Songs of Love and Death, mesmo que apostando em uma fórmula já conhecida e sem grandes inovações. Curiosamente, o grupo lança seu segundo disco, Lost In Forever, apenas um dia antes do seu trabalho de estreia completar um ano de lançamento, no dia 12 de fevereiro.

Não sei dizer por que a banda decidiu lançar seu segundo álbum tão rápido, mas o fato é que nesse trabalho é possível perceber uma leve evolução com relação à sua estreia. A essência e ideia seguem as mesmas. Músicas com melodias cativantes, riffs pegajosos e letras sobre emoções, relações e natureza humana. No entanto, dessa vez podemos ver um pouco mais de identidade própria nas composições.

A vocalista Jennifer Haben repetiu o belo trabalho vocal do primeiro disco. Sua atuação dá um ar jovial e empolgante quando ouvimos as faixas. Talvez se lembrem de que falei sobre uma clara influência de Within Temptation no primeiro disco. Ela segue presente, só que usada de uma forma mais sutil, e diluída no meio da sonoridade mais ampla que a banda usou. Como disse, a banda começou a ter sua própria cara, e mostra isso com composições mais diretas.

Os membros do Beyond the Black
Não que o disco seja tão diferente assim do primeiro, até porque se passou muito pouco tempo pra que algo radical ocorresse. A banda caprichou nos arranjos sinfônicos e melodias radiofônicas mais uma vez, nas influências folk (que seguem muito na moda ainda) e numa sonoridade estilo “trilha sonora de filme” (outra coisa bem comum nesse estilo). Então o disco soa bem como uma continuação do anterior mesmo, até o estilo da arte de capa não ficou tão diferente.

Cada faixa tem o seu modo de cativar o ouvinte. Durante aproximadamente uma hora de execução, com 13 músicas ao todo, o disco flui agradavelmente. Quase não é possível apontar uma faixa que destoe nessa qualidade. Dentre as que mais se destacaram pra mim, incluo a faixa-título, que abre o disco e é o primeiro single, Beautiful Lies, que conta com a participação do vocalista Rick Altzi (Masterplan, At Vance), Written In Blood, com um refrão excelente, Beyond The Mirror, Halo of the Dark, a densa Forget My Name, a pesada Shine and Shade, a intensa Heaven In Hell e a suave balada Love’s A Burden, que encerra o álbum.

É um disco para aqueles que não exigem de uma banda que ela seja a grande salvação do rock. A pretensão da banda claramente não é essa. É um disco sem rodeios, de uma banda que segue sincera na vontade de fazer música simples em um estilo consagrado entre os fãs. Lost In Forever é uma ótima sequencia dessa proposta, e um ótimo disco para quem gosta do gênero. Vale a pena continuar acreditando nessa garotada.


Nota: 8,5/10
Status: carismático e convidativo

Faixas:
01. Lost in Forever
02. Beautiful Lies
03. Written in Blood
04. Against The World
05. Beyond The Mirror
06. Halo of the Dark
07. Dies Irae
08. Forget My Name
09. Burning In Flames
10. Nevermore
11. Shine And Shade
12. Heaven In Hell
13. Love’s A Burden