sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Nirvana: Live And Loud (2013)



Durante o mês de Janeiro, o Riff Virtual está de férias. Nesse período, estaremos reprisando algumas de nossas melhores matérias. A partir de 1 de Fevereiro estaremos de volta com matérias inéditas. Obrigado pelo apoio. Rock On!


 

Por Davi Pascale

No final de 1993, o Nirvana realizou um concerto em Seattle (cidade que voltou a ganhar notoriedade na década de 90 com a explosão do grunge). A apresentação seria transmitida pelo canal MTV em todo o mundo com o nome de Live & Loud. Depois de muitos anos sendo pirateado por aí, finalmente chega ao mercado a versão oficial e sem cortes como parte comemorativa dos 20 anos de In Utero.
O trio de Aberdeen causou um puta estardalhaço no início da década de 90 com oNevermind, disco que marcava a estreia do baterista Dave Grohl (atualmente, cantor e guitarrista do Foo Fighters). Kurt Cobain rapidamente deixou de ser mais um garoto que sonhava com o reconhecimento para tornar-se um rockstar. Chegou em um ponto onde nem ele mesmo sonhava. Seu rosto foi capa de tudo quanto é revista, programas de televisão que haviam negado espaço quando lançaram o Bleach, agora imploravam por sua aparição no programa. Afinal, ter uma participação do Nirvana era sinônimo de audiência. Seus clipes passavam na MTV o dia todo, os músicos viraram os queridinhos da emissora.
Atualmente, a MTV é apenas mais um canal com teor adolescente repleto de seriados e clipes com o pop do momento, sem muita expressão. Nos anos 80 e 90, a história era outra. A emissora era o principal canal de divulgação de música. Muitos afirmam que chegaram a superar as rádios, no que diz respeito à influência dos jovens. Quando o clipe de “Smells Like Teen Spirit” estreou na emissora, houve um grande impacto nos amantes do rock n roll. Afinal, o grupo ia na contramão. Enquanto vários conjuntos apareciam com os cabelos cheios de laque, roupa colada, cantando sobre garotas e imitando o palco do Kiss com fogos, rampas, plataforma para bateria e tudo mais; o Nirvana aparecia com um visual desleixado, vocal gritado, com uma formação básica e trazendo de volta a simplicidade dos espetáculos de rock. Não havia nenhum efeito especial, as performances eram enérgicas, conversavam com o público de igual para igual. No palco; apenas os amplificadores, os instrumentos, os músicos e nada mais.
Grupo atravessava excelente fase
É justamente isso que assistimos em Live And Loud. No Brasil, o Nirvana ficou conhecido como uma banda fraca por conta de sua frustrante apresentação no extinto festival Hollywood Rock em 1993. Embora Dave Grohl surrasse a bateria como se fosse a última apresentação de sua vida, o líder Kurt Cobain decepcionou seus fiéis seguidores subindo ao palco totalmente fora de si, tropeçando sozinho no palco, sem conseguir cantar ou tocar direito. Nesse show de Seattle, estava o oposto. Totalmente centrado em sua performance, de bem com a vida, cantando bem próximo ao disco e executando suas partes na guitarra com segurança. Ninguém imaginaria que alguns meses depois receberíamos a notícia de sua morte na mesma emissora que o alavancou.
Na ocasião, divulgavam In Utero, o sucessor do Nevermind. Embora o álbum de 1991 tenha sido um enorme sucesso e mudado a vida dos músicos da água para o vinho, Kurt não morria de amores pelo disco. Dizia que gostava das composições, que não tinha problemas em interpretá-las ao vivo, mas que não apreciava a mixagem do CD. Segundo o cantor, o som era muito polido. Sua resposta foi o álbum In Utero. Queria trazer o velho Nirvana de volta com um som cru e pesado.
Essa crueza era uma marca de seus shows. As apresentações eram bem honestas. Quando estavam em um bom dia, o show era destruidor. Quando estavam em um mau momento, era desesperador. Não havia samplers, playbacks. Era nu e cru. Os músicos mudavam a afinação dos instrumentos no palco durante o espetáculo enquanto trocavam palavras com a plateia. Um pedido inusitado de seus fãs poderia mudar todo o rumo do show. O fato de conter um musico de apoio nesse período (Pat Smears, atualmente também no Foo Fighters), deixava Kurt um pouco mais seguro e ajudava a dar um pouco mais de peso. Quem teve a oportunidade de conferi-los de perto nesse período viu algo especial. Um dos melhores shows dos rapazes, sem dúvidas.
Apresentação cheia de energia
Interessante que justo na apresentação que estava sendo filmada pela MTV, não deixaram de apresentar “Rape Me”, faixa que haviam sido proibidos de tocarem no MTV Music Awards alguns meses antes, e não apresentaram o megahit “Smells Like Teen Spirit”, faixa que catapultou os músicos ao estrelato. Não dá para dizer contudo que estavam revoltados ou renegando o sucesso, uma vez que faixas como “Lithium”, “Heart-Shaped Box” e “Come As You Are” estavam no setlist. E uma vez que seu maior sucesso tinha aparecido no roteiro de outras apresentações dessa mesma turnê. Durante 75 minutos, os músicos levam uma casa lotada ao delírio em uma apresentação avassaladora, repleta de anarquia. Krist Novaselic bate o contrabaixo no chão com força na introdução de “Endless, Nameless”, Grohl esmurra a bateria, Kurt derruba seus amplificadores e atira sua guitarra ao chão. Exatamente o oposto do MTV Unplugged que havia sido filmado pouco tempo antes. (Embora tenho sido lançado em 94, o acústico foi filmado em Novembro de 1993).

Nos extras há o clipe de “Heart-Shaped Box” em duas edições (a que ficou conhecida mundialmente e a edição do diretor), apresentações em programas de TV na França e na Italia, a passagem de som para o show do especial televisivo e 3 faixas do último show do Nirvana. Duas horas de diversão para fã nenhum botar defeito.

Nota: 10/10
Status: Nostálgico

Faixas:
01)   Radio Friendly Unit Shifter
02)   Drain You
03)   Breed
04)   Serve The Servants
05)   Rape Me
06)   Sliver
07)   Pennyroyal Tea
08)   Scentless Apprentice
09)   All Apologies
10)   Heart-Shaped Box
11)   Blew
12)   The Man Who Sold The World
13)   School
14)   Come As You Are
15)   Lithium
16)   About a Girl
17)   Endless, Nameless
18)   Very Ape (Live & Loud Rehearsals)
19)   Radio Friendly Unit Shifter (Live & Loud Rehearsals)
20)   Pennyroyal Tea (Live & Loud Rehearsals)
21)   Rape Me (Live & Loud Rehearsals)
22)   Heart-Shaped Box (Video clipe. 2 versões: original e director´s cut)
23)   Rape Me (Nulle Part Ailleures, France)
24)   Pennyroyal Tea (Nulle Part Ailleures, France)
25)   Drain You (Nulle Part Ailleures, France)
26)   Serve The Servants (Tunnel,  Italy)
27)   Radio Friendly Unit Shifter (Live In Munich)
28)   My Best Friend´s Girl (Live In Munich)
29)   Drain You (Live In Munich)