sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Soundgarden – Superunknow Deluxe Edition (2014):





Por Davi Pascale

Quando Superunknow chegou às lojas há aproximadamente 20 anos, o Soundgarden estava no topo. Era tido como uma das grandes bandas do momento. Sucedendo o Badmotorfinger, o até então novo trabalho, era um dos mais aguardados do ano. Agora em 2014, o disco ganhar ar de clássico e retorna ao mercado em versão expandida.

Em 1994, o grunge estava no auge. Nirvana, Pearl Jam, Alice In Chains e Soundgarden ganhavam status de ídolos. Qualquer bandinha alternativa sem muita expressão lotava casas de pequeno e médio porte. A então nova cena, conhecida como a cena de Seattle, trazia de volta os shows mais simples, músicas com mensagens mais profundas. Poucos acordes e muita atitude. Alice In Chains e Soundgarden destacavam-se por uma maior aproximação com o heavy metal.

Embora a cena tenha ganhado força com a explosão de Nevermind (Nirvana), a primeira banda a assinar com uma multinacional não foi o trio de Aberdeen e sim, o grupo de Chris Cornell. Entretanto, só passaram a chamar atenção da mídia depois que “Smells Like Teen Spirit” invadiu as rádios de todo o mundo. Não tardou muito e os caras estavam dando o que falar com Badmotorfinger e o megahit “Outshined”. Em um álbum pesado, com vocais gritados, e uma forte influência de Sabbath nos arranjos, várias canções tornaram-se hinos da juventude: “Rusty Cage”, “Jesus Christ Pose”, “Searching With Good Eyes Closed”, “Slaves & Bulldozers”. Mas é aquela velha história. É difícil conquistar reconhecimento do grande público, mas é ainda mais difícil manter esse grande público, por isso havia uma grande expectativa no próximo álbum.

Classico do grunge retorna ao mercado repleto de faixas bônus

A MTV, até então um canal extremamente relevante - nos anos 90, era através dela que descobríamos os novos grupos – foi entrevistar os músicos na gravação do disco. Pouco tempo depois, foram entrevista-los novamente enquanto produziam o primeiro clip do novo álbum. O tal clip, “Spoonman”, fez um grande sucesso, mas era apenas o início. Outras faixas atravessariam o mundo nos próximos meses: “Fell On Black Days”, “My Wave”, “The Day I Tried To Live”, além do megahit “Black Hole Sun”, que até hoje aparece nas grades das rádios de rock.

Superunknow apontava um novo caminho. Os vocais estavam menos gritados, os arranjos mais variados. Tinha uma dose meio psicodélica, meia experimental. Tinha também uma veia pop em algumas canções. Os fãs mais antigos, que os acompanhavam desde a época de Sub Pop, torceram o nariz, mas aqueles que tiveram seu contato através das rádios e da MTV aprovaram. Haviam conquistado um novo publico. Conseguiram firmar seu nome no mercado.

O disco resistiu a prova do tempo. Sua audição ainda é intrigante. Considero-o infinitamente superior à 90% dos discos lançados hoje. As composições eram muito boas. As letras contavam com temáticas mais obscuras como depressão, suicido, medo, morte, vingança e vicio em drogas. A nova edição além de trazer o disco da época devidamente remasterizado, ainda traz um segundo disco contando com versões demo, acústica, mixagens diferentes, gravações de ensaio etc etc etc. A qualidade de som varia um pouco, mas no geral é excelente. As versões mais curiosas foram a versão acústica de "Like a Suicide" e a demo de "Fell On Black Days" que atende pelo nome de "Black Day III". Mais pesada, mais sombria e com letra diferente.

No segundo CD, misturam-se canções lançadas pela primeira vez com algumas que já haviam sido lançadas em Single. A capa também é um pouco diferente da original. Um pouco mais avermelhada e com mais alguns rostos aparecendo dentro do círculo. Documento essencial para quem curtiu a época.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: clássico dos anos 90

Faixas:

CD 01:
      01)   Let Me Drown
      02)   My Wave
      03)   Feel On Black Days
      04)   Mailman
      05)   Superunknow
      06)   Head Down
      07)   Black Hole Sun
      08)   Spoonman
      09)   Limo Wreck
      10)   The Day I Tried to Live
      11)   Kickstand
      12)   Fresh Tendrils
      13)   4th Of July
      14)   Half
      15)   Like Suicide
      16)   She Likes Surprises

CD 02:
      01)   Let Me Drown (Demo)
      02)   Black Hole Sun (Demo)
      03)   Half (Demo)
      04)   Head Down (Rehearsal)
      05)   Limo Wreck (Rehearsal)
      06)   The Day I Tried To Live (Rehearsal)
      07)   Like Suicide (Acoustic Version)
      08)   Black Days III
      09)   Birth Ritual (Original Demo Version)
      10)   Exit Stonehenge
      11)   Kyle Petty, Son of Richard
      12)   Jerry Garcia´s Finger
      13)   Spoonman (Alternative Steve Fisk Remix)
      14)   The Day I Tried to Live (Alternative Mix)
      15)   4th of July (Instrumental)
      16)   Superunknow (Instrumental)