domingo, 12 de outubro de 2014

O rock dentro do universo infantil



Por Davi Pascale

Dia das crianças e rock n´ roll. Tem alguma a coisa a ver? Pior que até tem. Muitas pessoas, como eu, descobriram o gênero ainda na sua infância. Isso não quer dizer que eu não tenha curtido minha infância. Não quer dizer que não tenha assistido aos meus desenhos, que não tenha tido meus idolos infantis. Todo mundo teve. Até seu irmão mais velho que adora tirar um sarro da tua cara quando encontra seus LP´s do Trem da Alegria, do Dominó ou do Sergio Mallandro, se voce revirar a coleção dele muito provavelmente irá encontrar trilha do Vila Sesamo, Lp´s do Menudo, descobrirá que ele assistiu Bambalalão. Todo mundo passou por isso. Quem não passou... meus pêsames! Deixou de curtir uma das fases mais especiais de sua vida. Foi pensando nessa lógica que foram criados alguns projetos unindo os dois universos: o rock e a infância. Vamos relembrar alguns deles...

O primeiro projeto que descobri do gênero foi uma coletânea lançada em 1995 que atendia pelo nome de Saturday Morning: Cartoon´s Greatest Hits. Vários artistas de rock resolveram gravar música de um desenho animado que marcou sua vida. Entre os músicos, temos nomes do porte de Helmet, Collective Soul e Ramones. "Bah... mas é relacionado à cultura deles". Sim, mas é relacionada à nossa infância também. Grande parte dos desenhos homenageados aqui, nós assistimos dublados pela televisão. Ou você teve a manha de passar toda sua infância sem ter assistido, ao menos uma vez, desenhos como Popeye, Speed Racer, Homem-Aranha e Johnny Quest?



Bem... É como sempre dizem. Nessa vida nada se cria, tudo se copia. E nós brasileiros copiamos a ideia alguns anos mais tarde. Em 2002, foi lançado pela Som Livre um CD que atendia pelo nome de Superfantástico: Quando Eu Era Pequeno. A ideia era parecida. Pegar grandes nomes da música brasileira e pedir para que gravassem a música de algum programa infantil, de alguma série ou algum filme que tenha marcado sua infancia. Varios nomes da cena roqueira brasileira deram as caras por aqui: Biquini Cavadão, Arnaldo Antunes, Capital Inicial, Frejat, Los Hermanos, Pato Fu... Aqui, são relembrados, entre outros, os temas de Balão Mágico, Pirlimpimpim, Vila Sésamo e até mesmo Xou da Xuxa. Chega a ser engraçado ouvirmos o Dinho Ouro Preto, que já chegou a cantar "essa vida me maltrata, estou virando um psicopata", cantando uma letra tão inocente como "Era uma casa muito engraçada"...

Alguns anos depois, mais precisamente em 2011, a Deckdisc teve a ideia de fazer algo parecido. Resolveu colocar nas lojas, poucos dias antes do Dia das Crianças, um CD que atendia pelo nome de Pum! e trazia músicas inspiradas no universo infantil. Alguns artistas regravaram temas clássicos como "Mamãe Eu Quero" e "O Carimbador Maluco", outros escreveram temas próprios. Entre os artistas envolvidos, estavam nomes como Ultraje a Rigor, Erasmo Carlos, Jimmy (Matanza), Pitty, Pato Fu.... Embora tenha bastante gente talentosa envolvida, o resultado foi mediano. As outras coletâneas são mais divertidas.



E engana-se quem acha que acabou por aqui a ligação entre criança e rock. Vários grandes nomes do rock tiveram suas canções transformadas em músicas de ninar na série For Babies... Os mais populares são os Beatles e o Elvis Presley. O tecladista do Nightwish, Tuomas Holopainen, buscou inspiração no Tio Patinhas para compor o material de seu primeiro álbum solo. Depois de um tempo, descobri que Elvis Presley tinha uma coletânea intitulada Elvis For Children, que nada mais era do que o rei do rock cantando clássicos infantis. 

Isso para não citar o baixista Gene Simmons (Kiss) que não apenas regravou "When You Wish Upon a Star" (canção que fez parte da trilha de Pinoquio) no seu primeiro álbum solo de 1978, como criou seu próprio desenho animado: My Dad, The Rockstar. Ah... os quatro rapazes de Liverpool também tiveram seu próprio cartoon. Mais do que isso, no Brasil teve um grupo de crianças que só tocava músicas dos Beatles e que chegou, inclusive, a lançar um CD: os Beatkids.

Quem quiser ir um pouco mais além, sugiro começar a ler os encartes dos LP´s que você comprava na sua infância. Ou melhor, que você ganhava de seus pais, seus tios... Não será raro se deparar com cantores de rock envolvidos nos discos dos Trapalhões, Trem da Alegria, Xuxa...  Seja fazendo backing vocal, seja fazendo uma participação especial, seja gravando a base de uma canção ou até mesmo compondo. Voce irá encontrar desde Ed Wilson (Renato e Seus Blue Caps) até Ultraje a Rigor. Esses projetos destacados aqui são muito interessantes porque são uma viagem no tempo. Um modo de resgatarmos um pouquinho de nossa infancia, de lembrarmos de nossos velhos amigos, de voltarmos a ser criança, por que não?