sexta-feira, 20 de junho de 2014

As I Lay Dying: O triste e surpreendente desfecho do caso Tim Lambesis, e o futuro de seus ex-companheiros

Por Rafael Menegueti

Depois de um ano de muitas reviravoltas e surpresas, no ultimo dia 16 de maio, Tim Lambesis foi condenado a seis anos de prisão. O vocalista da banda de metalcore cristã já havia se declarado culpado, em março, da acusação de planejar o assassinato de sua Ex-mulher, no começo de 2013.

Durante esse tempo, Tim viu toda a imagem e credibilidade de seu trabalho irem por água abaixo. A imagem de músicos cristãos, que usavam um heavy metal agressivo e feroz (mas não gospel) para espalhar mensagens positivas para seus fãs foi quebrada aos poucos, junto com a fé de Lambesis. No fim das contas, o vocalista acabou admitindo que, conforme sua própria ex-mulher afirmara, ele deixou de ser cristão e virou ateu. 

Mas Tim foi alem, declarou que isso já havia ocorrido há bastante tempo, e ocorreu não apenas com ele, mas com outros membros da banda. O músico já havia deixado seus fãs com duvidas quanto a sua fé em um vídeo de um projeto paralelo no Youtube, que segundo muitos pareceria satânico. Mas, apesar de ter mudado de posição quanto à sua fé, Tim escolheu manter isso em segredo, para continuar vendendo discos do As I Lay Dying, que possui muitos fãs cristãos. “Se para eles era importante crer que a banda era cristã, eu não vou tirar isso deles”, pensava Tim a respeito disso. Ele também lamentou que tenha sido abandonado pelos seus companheiros de banda após sua prisão, pois percebeu que sua relação para eles seria apenas profissional.

As I Lay Dying, com Tim Lambesis ao centro: essa banda já não existe mais

Com a condenação do vocalista, a banda parece ter encerrado as atividades, mesmo que não oficialmente. Os outros membros já se consideram ex-integrantes, e formaram um novo grupo, Wovenwar, com outro vocalista (Shane Blay). A banda está para lançar seu primeiro disco, e possui vocais limpos em comparação ao AILD (veja vídeo com primeiro single da banda abaixo).

Wovenwar: ex-companheiros de Tim estão trabalhando em nova banda
Nick Hipa, guitarrista e próximo de Tim, respondeu às declarações de Tim Lambesis com dureza. Chamou o ex-companheiro de sociopata narcisista e rebateu as afirmação de Tim de que seus ex-companheiros haviam abandonado o músico após sua prisão. “Meu apoio sempre foi e será daqueles que foram as vitimas dele, no caso sua família”, afirmou Nick. Ele ainda declarou que ele preferiu fabricar motivos para descrever nosso abandono a ele por motivos de negócios. Definitivamente um triste fim para a história de uma ótima banda.

Wovenwar - All Rise