quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Foo Fighters – Saint Cecilia EP (2015):

A equipe do blog Riff Virtual se encontra de férias. Retomaremos nossas atividades no dia 20 de Janeiro. Enquanto essa data não chega, trazemos para vocês alguns de nossos melhores posts. Recordar é viver. Confira!

Por Rafael Menegueti


O Foo Fighters havia inserido há algumas semanas no seu site oficial uma contagem regressiva que havia deixado muitos fãs intrigados sobre o que seria. Pois ontem o mistério acabou, e após o fim da contagem foi revelado um novo EP da banda para download gratuito. “Saint Cecilia” foi produzido para “celebrar a vida e a música”, segundo a própria banda, mas após os incidentes de Paris ocorridos no ultimo dia 13, ele passou a ter também outro significado. A banda disponibilizará o EP também em vinil, com as vendas sendo repassadas para as vitimas dos atentados na França.

O lançamento que marca o fim da turnê mundial do álbum “Sonic Highways” possui cinco faixas. Cada uma delas parece ter uma faceta da sonoridade que a banda de Dave Grohl apresentou durante todos esses anos. E isso parece ser facilmente explicado pelo fato de algumas delas já terem sido compostas há algum tempo. Mas mesmo assim, elas tem um frescor de composições tão atuais quanto as mais recentes.

Dave Grohl durante as gravações do EP
O EP é aberto com a faixa-título, com a guitarra e voz de Dave introduzindo uma canção com pegada leve e pop, que nos remete a fase “One By One”. Em seguida vem “Sean”, uma faixa mais agitada e que mantem um ritmo contagiante e uma melodia bem característica de composições da banda. O trabalho de guitarra dessa música é bem interessante. A terceira canção é “Savior Breath”, uma faixa claramente influenciada por uma sonoridade ao estilo Motörhead nos riffs e versos, sendo uma composição bem próxima de algumas faixas mais recentes do grupo.

Capa da versão em vinil
Em “Iron Rooster” aparece mais uma vez a habilidade do grupo de criar canções com melodias leves e agradáveis sem deixar de lado as boas linhas de guitarra que o trio Dave, Chris e Pat conseguem criar quando se entrosam. O EP é encerrado com a faixa “The Neverending Sigh”, cuja introdução servia de fundo para a contagem regressiva no site, e se trata de uma faixa mais aprofundada, com uma ótima pegada e um estilo de rock que é a cara do grupo.

Com esse trabalho surpresa, a banda parece encerrar mais um ciclo, dentre os tantos que a banda já passou. Até pelo tom da carta que Dave Grohl postou ao apresentar esse novo trabalho, dando a entender que a banda irá agora começar uma nova jornada, dá pra ver que esse EP é uma celebração de vários elementos e características que tornam o som do Foo Fighters único. “Saint Cecilia” é uma perfeita amostra da capacidade do Foo Fighters, e sendo para celebrar a música da banda, pode ter certeza que todos os fãs deverão gostar.

Nota: 9/10
Status: Na medida

Faixas:
01. Saint Cecilia
02. Sean
03. Savior Breath
04. Iron Rooster
05. The Neverending Sigh