segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A volta do Van Canto!

por Rafael Menegueti

Os membros da banda de metal a capella Van Canto
O Van Canto está voltando. Não sabe o que é Van Canto? Então eu explico. Trata-se de uma banda alemã que tem uma proposta bem diferente do usual. Eles não usam guitarras, nem baixos, nem teclados. Todo o som é feito pelas vozes dos integrantes e por uma bateria, num estilo “metal a capella”. E o resultado é tão impressionante, que um ouvido menos atento nem nota a diferença.

A banda foi fundada em 2006, constando cinco cantores e um baterista (Bastian Emig) na formação. Desses cinco cantores, dois fazem os vocais principais (Dennis Schunke e Ingá Scharf), outros dois simulam guitarras (Ross Thompson e Stefan Schimidt) e outro simula um baixo (Ingo Sterzinger). Juntos a banda cria um som inspirado em power metal, metal clássico e sinfônico.

Quando surgiram, esse diferencial chamou muito a atenção. A cover da música Battery, do Metallica, fez sucesso e a banda foi encarada como uma grande novidade no metal. Para alguns, no entanto, o fato de a banda se basear apenas em um estilo a capella em suas canções acaba deixando o som limitado. O fato é que após lançarem quatro discos, incluindo varias covers de bandas como Manowar, Nightwish, Blind Guardian e Grave Digger, alem de ótimas composições próprias, a banda deixou de ser uma novidade.

No final de 2013 eles lançaram um novo single, da musica Badaboom, que estará no novo álbum da banda, “Dawn of the Brave”. O disco será lançado no dia 7 de fevereiro. E a ver pelas faixas anunciadas, os fãs podem esperar coisas interessantes, especialmente no que diz respeito às tradicionais covers da banda. Entre as listadas estão Paranoid, do Black Sabbath, The Final Countdown, do Europe, alem de Bonnie Tyler e Anne Lennox. Será que esse novo trabalho vai mostrar um Van Canto mais interessante, ou realmente a novidade passou? Vamos esperar pra descobrir. Enquanto isso, confiram a nova música no divertido vídeo abaixo.