terça-feira, 1 de julho de 2014

Kontrust - Second Hand Wonderland (2012)

Por Rafael Menegueti

Kontrust - Second Hand Wonderland
Vou lhes apresentar agora uma banda que promove uma verdadeira mistura sonora em sua formula. Os austríacos do Kontrust têm três discos lançados, e o mais recente deles é “Second Hand Wonderland”, de 2012. Nesse álbum a banda faz questão de mostrar toda a sua sonoridade repleta de referencias, características do estilo crossover de que fazem parte. Reggae, polka, funk e ritmos latinos fazem parte dessa divertida formula da banda.

O disco abre com “Sock N’ Doll”, uma faixa onde a banda já mostra essa mistura com uma introdução mais reggae e uma explosão de peso logo em seguida. A faixa segue essa levada, com o vocalista Stefan lichtenberger incorporando um estilo mais reggae e alternando para gritos mais fortes. O disco tem bem essa tendência. Cada faixa é uma referencia diferente.

A segunda vocalista, a polonesa Ágata Jarosz, também usa sua voz para dar essa diferença no som da banda. Na faixa “Monkey Boy” ela vai do quase sussurro a uma serie de gritos caricatos no refrão, tornando essa uma das faixas mais agitadas do disco. Já na canção “U Say What” a banda mistura suas guitarras nu-metal com um estilo bem grooveado e baixo de funk (o bom, não aquele...). Essa energia que a banda usa em seu trabalho torna o disco bem divertido até para quem não esta acostumado com heavy metal.

Os austríacos (e a polonesa) do Kontrust
Após o ótimo single “The Butterfly Defect”, carregado de ritmo mais latino, podemos conferir outra faixa curiosa, “Rasputin”, com referencias claras à cultura e música russas. Também são faixas divertidas “Bad Betrayer” e “Hocus Pocus”, com letras cantadas rapidamente e ótimas levadas nas guitarras.

“Hey DJ!”, outro single do disco, é talvez uma das melhores do disco. Tem peso, ritmo cativante e um refrão grudento, alem de ótimas linhas de baixo e guitarra funkeada. O disco encerra com outra boa faixa, “Police”. Algumas edições do disco tem algumas faixas bônus, como uma versão polka de “Bomba”, single de seu disco anterior, e um remix em beatbox de “Bad Betrayer” (não recomendo, parece alguém peidando no seu ouvido). Vale a pena para quem curte bandas diferentes e que misturem todos esses estilos citados. Pena os discos deles serem tão difíceis de achar por aí.

Nota: 8/10
Status: divertido

Faixas:
01 – Sock ‘N’ Doll
02 – Falling
03 – Monkey Boy
04 – U Say What
05 – The Butterfly Defect
06 – Rasputin
07 – Bad Betrayer
08 – Adrenalin
09 – Hocus Pocus
10 – Raise Me Up
11 – Hey DJ!
12 – Police
13 – On The Run (acoustic version)
14 – Bad Betrayer (Fii Beatbox remix)

15 – Bomba (Hardcore Polka version)

Kontrust - Hey DJ!