domingo, 18 de outubro de 2015

Renato Russo – Só Por Hoje e Para Sempre (2015):



Por Davi Pascale

Novo livro de Renato Russo traz o leitor mais próximo do cantor. Com textos escritos pelo próprio músico, o leitor compreende um pouco melhor sua visão de mundo e seu estilo de vida alternativo. Quem é fã do cantor, vale correr atrás do material.

Renato Manfredini Junior foi porta voz de uma geração. Os jovens da época se identificavam com as letras do rapaz. Os fãs de Legião o idolatravam. Quem não era fã da Legião, o respeitava pela carreira que havia construído. Legião quebrou algumas regras. Emplacou musicas compridas nas rádios, algumas músicas sem refrão. A garotada decorava longos (e, às vezes, complexos) textos cantarolados pelo rapaz. Seus shows, quase sempre lotados e em locais grande, eram uma verdadeira catarse.

Só Por Hoje e Pra Sempre é uma leitura interessante porque traz uma visão do homem por trás do mito. O material do livro foi escrito pelo próprio Renato. Não se trata de uma biografia, mas da compilação de seus relatos de quando se internou na clínica de reabilitação, Vila Serena, no Rio de Janeiro, como uma tentativa de largar do álcool e das drogas. Não é uma visão de quem está de fora. O que temos aqui é o próprio Renato fazendo uma autorreflexão para tentar vencer seus problemas.

Já aviso, quem for ler o material, vai deixar de lado aquela figura romantizada sobre o rapaz. Vemos o cantor falando sobre seus próprios demônios. Não esconde nada, até porque precisava ser assim para conseguir vencer o tratamento. Relata aqui suas experiências com álcool, com as drogas, da sua homossexualidade, dos seus ataques de estrelismo.

Livro traz relato de Renato escrito em momento delicado 

Excelente cantor (uma das melhores vozes daquela geração, na minha opinião), excelente letrista, o rapaz era uma pessoa difícil de lidar. Seu vício com álcool e drogas o tornavam uma pessoa amarga, quase bipolar. Seu estado de espírito poderia mudar de uma hora para outra. Seu estilo de vida causou conflitos com todos que estavam ao seu redor: companheiros de banda, relação com imprensa, relação com gravadora, amigos próximos... A leitura do livro também ajuda a compreender melhor algumas letras da Legião, especialmente do disco O Descobrimento do Brasil. O disco que estavam preparando quando Renato resolveu fazer o tratamento.

O material do livro é uma compilação do material que escreveu para o tratamento (as famosas atividades) com o material que escrevia no quarto. Como se fosse um diário, vai descrevendo seus dias lá dentro, sempre em primeira pessoa. Os nomes dos envolvidos foram abreviados para que não fossem expostos. Somente as pessoas muito próximas de Renato é que foram mantidas (provavelmente, autorizaram que seu nome fosse publicado). O interessante é que em muitas dessas reflexões, retomava histórias do seu dia-a-dia com a banda (as famosas histórias de bastidores). Fica claro, ao ler o material, que Renato Russo vivia um estilo de vida nada sadio. Ao relatar suas experiências com o álcool e com as drogas, me pergunto como sobreviveu tanto. E o cara morreu cedo. 36 anos. Daí, imagina o nível de loucura....

Extremamente culto, o rapaz sempre chamou atenção por seus depoimentos e suas composições. Aqui, não é diferente. O rapaz se demonstra inteligente na hora de defender suas idéias, seu ponto de vista. Na hora de reconhecer suas fraquezas. A leitura, contudo, traz vários depoimentos pesados. Se você é uma pessoa purista, passe longe. Se você enxerga nele uma pessoa perfeita, sem defeitos, passe longe também. Se você quer entender todos os altos e baixos na carreira e na vida do cantor, a leitura é bem interessante. Por sua conta e risco.