sexta-feira, 10 de junho de 2016

Nenhum de Nós – Hoje é Sempre (2015):



Por Davi Pascale

Poucos dias atrás, escrevi sobre o novo lançamento de Humberto Gessinger, líder do Engenheiros do Hawaii. Hoje, escrevo sobre outro artista gaúcho, que despontou mais ou menos no mesmo período. A rapaziada do Nenhum de Nós. Os músicos estão com um novo trabalho nas lojas. Disco que tem de tudo para agradar seus velhos fãs.

Perseverança. Talvez, essa seja a melhor palavra para definir a trajetória do Nenhum de Nós. Os rapazes não deixaram se abalar quando deixaram de estar na crista da onda. Há mais de 20 anos como banda independente, os músicos seguem juntos. Com a mesma formação, mesma proposta, lançando trabalhos com bastante consistência. Exemplo a ser seguido.

Hoje é Sempre traz aquilo que seus velhos fãs esperam. Canções simples, com melodias cativantes, presença de acordeon em algumas faixas, backings com bastante harmonia vocal. Continuam apostando no seu pop/rock de sempre. E, mais uma vez, mantêm a qualidade do trabalho. Foram poucas as vezes em que pisaram na bola. Na sua discografia, que já somam 16 álbuns, deve ter uns 2 discos que acho meia bomba.

Há dois momentos, contudo, onde tentam se aproximar da juventude. Na balada “Caso Raro”, onde buscam uma sonoridade mais moderna, com um baixo meio swingado, uma bateria com uma pegada mais eletrônica, voz com efeitos. E “Foi Amor”, onde trazem um dueto com a cantora Roberta Campos. Uma das grandes promessas da Nova MPB. Das baladas do disco, entretanto, minha preferida é a lindíssima “Se Você Ficar Um Pouco Mais”.


Nenhum de Nós lança álbum consistente e fiel às origens

“Milagre”, responsável por inaugurar o play, é a canção típica do Nenhum de Nós. Baixo e bateria fazendo marcação em alguns minutos, linha vocal alegre. “Descompasso” traz um refrão marcante, poderia facilmente se tornar um novo hit do grupo. “Colhendo Tempestades” é uma forte parceria com o talentosíssimo Fábio Cascadura (Dr. Cascadura), um dos talentos perdidos da cena roqueira brasileira.

Os músicos nunca esconderam suas raízes. Sempre deixaram nítida a influencia da cultura gaucha em seu trabalho. O momento de virada acredito que tenha sido em seu terceiro LP, Extraño. Aqui, a influência aparece nos acordeons de “Amanhã” e, mais nitidamente, em “Total Atenção”. A orquestração continua dando as caras e aparece com maior presença em “Estrela do Oriente”, responsável por fechar o novo trabalho.

Com 30 anos de carreira nas costas, os músicos do Nenhum de Nós demonstram que ainda têm lenha para queimar. Muito dificilmente conseguirão um novo hit nos moldes de “Camila, Camila”, “Sobre o Tempo”, “Jornais” ou “Atronauta de Mármore”, até porque o nosso mercado hoje, cada vez mais focado no sertanejo e nos funks mc´s, não permite. Contudo, comprovam, mais uma vez, que é possível fazer um trabalho comercial, sem soar infantil e, principalmente, que é possível atingir maturidade sem renegar sua trajetória. Quem é fã, pode ir sem medo. Trabalho extremamente consistente.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Honesto

Faixas:
      01)   Milagre 
      02)   Descompasso
      03)   Foi Amor (c/ Roberta Campos)
      04)   Total Atenção
      05)   Perfeita Companhia
      06)   Se Você Ficar Um Pouco Mais
      07)   Caso Raro
      08)   Colhendo Tempestades
      09)   Amanhã
      10)   Estrela do Oriente