sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Aerosmith – Rocks Donnington 2014 (2015):



Por Davi Pascale

Aerosmith lança DVD com apresentação na íntegra. Show demonstra banda cheia de energia e com entrosamento invejável. Ítem indispensável na coleção de qualquer fã.

Em 15 de Junho de 2014, o Aerosmith subiu ao palco para encerrar o Download Festival daquele ano. Durante pouco mais de 100 minutos, os músicos demonstraram o porquê de estarem na estrada há tanto tempo e com tanto sucesso. A energia, o profissionalismo e o carisma que eles mantêm é algo indescritível.

Rocks Donnington é especial porque o Aerosmith não tem o costume de lançar vídeos com shows na íntegra. Normalmente, mesclam canções com cenas de bastidores, deixam algumas faixas pela metade. O último vídeo com uma apresentação sem corte tinha sido o VHS Live Texxas Jam ´78. Isso, por si só, já é motivo mais do que suficiente para sua aquisição, certo?

Pois bem... os músicos estão em poder de fogo e o setlist é matador. O repertório escolhido é bem rock n´ roll, conta com pouquíssimas baladas e bastante músicas da fase setentista. Se a fase pós-Pump sempre dividiu opiniões, o mesmo não se pode dizer dos anos iniciais.

Steven Tyler, embora se movimente menos do que nos shows dos anos 90, continua sendo um excelente showman. Sua voz também está ótima. Joe Perry continua roubando a cena com riffs inspirados e seus solos sempre bem executados. O mais impressionante de tudo é que os músicos juram de pé juntos que não houve nenhum tipo de correção em estúdio. Será?!

Banda brilha em show realizado em festival inglês

Como já é de costume, Joe assume os vocais em uma música. A escolhida dessa vez foi “Freedom Fighter”, do mais recente álbum Music From Another Dimension. Acho bacana tocarem músicas mais novas, mas por ser a única que canta na apresentação poderiam ter optado por uma faixa mais forte.

O grupo já está na estrada há mais de 40 anos. Portanto, é meio que impossível de se tocar todos os hits e todas as preferidas dos fãs. Existem vários clássicos que ficaram de fora como “Draw The Line”, “Crazy”, “Back In The Saddle”, “Rag Doll”... Mas, como disse, é impossível tocar tudo. Achei a escolha excelente! Gostei, inclusive, da idéia de resgatarem “Come Together” (Beatles).

O show foi lançado em diversos formatos. Adquiri a versão LP + DVD, mas sei que foi lançado no mercado o DVD avulso, o blu-ray e o CD duplo. A qualidade de gravação é fantástica. O único senão é a ausência de extras no vídeo. Rocks Donnington 2014 traz uma banda dando uma aula de rock n´roll e mostrando que ainda tem muita lenha para queimar. Indispensável!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Mortal

Faixas:
      01)   Train Kept A-Rollin´
      02)   Eat The Rich
      03)   Love In An Elevator
      04)   Cryin´
      05)   Jaded
      06)   Livin´ On The Edge
      07)   Last Child
      08)   Freedom Fighter
      09)   Same Old Song And Dance
      10)   Janie´s Got a Gun
      11)   Toys In The Attic
      12)   I Don´t Want To Miss A Thing
      13)   No More No More
      14)   Come Together
      15)   Dude (Looks Like a Lady)
      16)   Walk This Way
      17)   Home Tonight
      18)   Dream On
      19)   Sweet Emotion
20)   Mama Kin