quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Dead Daisies – Dead Daisies (2013):



Por Davi Pascale

Atenção: Em 2017, o Riff Virtual deixa de ser diário. A partir de agora, postarei textos às segundas, quartas e sextas. Com isso, terei mais tempo para descobrir coisas novas e também mais tempo para elaborar melhor meus textos. Obrigado pelo apoio de todos vocês!

Debut da banda trazia formação diferente, sonoridade diferente e convidado para lá de especial. Disco, contudo, agradará aos velhos rockers.

Já escrevi algumas vezes aqui sobre esse grupo que tem crescido cada vez mais. Cheguei a comentar até sobre a apresentação deles que assisti recentemente no cruzeiro do Kiss. A formação atual é praticamente perfeita e faz um hard rock empolgante, com bastante referência de anos 70 e 80. O debut era um pouco diferente.

Nesse primeiro CD, não tínhamos ainda Doug Aldrich (Whitesnake, Dio), nem o Brian Tichy (Pride & Glory), nem o John Corabi (Motley Crue). A bateria ficava a cargo de Frank Ferrer, da formação atual do Guns n Roses. A guitarra ficava por conta de Richard Fortrus, mais um da trupe de Axl Rose, sem falar nos teclados que contavam com as mãos de Dizzy Reed. O vocalista aqui era o Jon Stevens, o rapaz que assumiu os vocais do INXS após a morte do emblemático Michael Hutchence. Da formação atual, apenas o guitarrista David Lowy (criador da banda) e o baixista Marco Mendoza (Whitesnake).

Muitos criticam os guitarristas do Guns que fizeram parte dessa formação reformulada. Entendo e até concordo em partes. Realmente, é estranho ir à um show do Guns e só encontrar o rosto de Axl. No lugar dele, não teria usado o nome do Guns nesse período. Teria me lançado como artista solo.  Concordo que os trabalhos de guitarra mais impactantes são dos álbuns antigos. De todo modo, quem assistia as apresentações sem levar tudo à tão ferro e fogo, notava que os caras eram bons músicos, sim, e desempenhavam bem seu papel. Tanto que o trabalho de guitarra do Richard Fortrus aqui é excelente.

Talvez a escolha do vocal pareça estranha para alguns. E realmente é, mas não façam confusão. O INXS chegou a lançar um álbum em 2005 com o nome de The Switch, onde o vocalista tentava emular Hutchence, não se trata desse cara. Aquele era J.D. Fortune. Esse rapaz aqui cantou com eles durante 4 anos (2000-2003), mas nunca lançou nenhum disco com o grupo. Tem uma voz bacana, bom alcance, timbre legal, casou bem com a sonoridade do conjunto.

Qual a sonoridade do conjunto afinal? Como havia dito, a pegada aqui é um pouco diferente. Sim, já era um grupo de hard rock, mas não tinha essa pegada mais oitentista, esse ar mais festivo e o som era mais limpo, com menos distorção. Era uma pegada mais 70´s. Inclusive, com alguns momentos bem Rolling Stones. Algo que vocês podem conferir em faixas como “Washington”, “Yesterday” ou até mesmo “Yeah Yeah Yeah”.

Esse disco chegou às minhas mãos pela revista Classic Rock Magazine. Veio encartado em uma das edições. Na época, não sabia muito bem do que se tratava. Claro que depois fui pesquisar sobre, mas já era nítido, desde a primeira audição, que os caras sabiam o que estavam fazendo ali. Tudo muito bem tocado, muito bem gravado, muito bem cantado. “It´s Gonna Take Time” e “Bible Row” soam empolgantes. “Writing On The Wall” traz uma levada de violão que remete aos trabalhos iniciais de Rod Stewart.

Contudo, para os fãs de Guns n Roses (acredito que muitos deles pegarão esse álbum para ouvir), a cereja do bolo é a participação do Slash no single “Lock ‘n ‘ Load”. Não é preciso muito mais do que alguns segundos para reconhecer sua guitarra. Embora os versos sejam bem com essa sonoridade 70´s, no refrão ela dá uma bela crescida. Acredito que entre todas as músicas presentes aqui, essa seja a que mais se assemelha ao que eles fazem hoje.

Em resumo, as faixas são ótimas, o trabalho é excelente e os músicos, embora não sejam os mesmos, são muito competentes também. Contudo, como disse, o som era menos sujo e menos 80´s. Portanto, se você começou com os discos da fase Corabi, vá com calma. Agora, que é um álbum divertidíssimo, ah... isso é!!

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Muito bom

Faixas:
01)   It´s Gonna Take Time
      02)   Lock n´ Load (feat. Slash)
      03)   Washington
      04)   Yeah Yeah Yeah
      05)   Yesterday
      06)   Writing On The Wall
      07)   Miles In Front Of Me
      08)   Bible Row
      09)   Man Overboard
      10)   Tomorrow
      11)   Can´t Fight This Feeling
      12)   Talk To Me