sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Soto – Divak (2016):





Por Davi Pascale

Banda do veterano vocalista Jeff Scott Soto chega ao seu segundo álbum. Trabalho mantém o espírito do debut e deve agradar aos fãs.

Existem alguns músicos que não se cansam de trabalhar. Jeff Scott Soto é um deles. Pelo visto, a ideia de pisar no freio está fora de seus planos. Apenas 1 ano depois de Inside The Vertigo, um novo álbum de inéditas chega às lojas. E o que é mais bacana, o material também foi lançado no Brasil.

As razões para terem apostado nesse CD podem ter sido várias, mas acredito que o fato de termos 2 músicos brasileiros tenha ajudado. O lineup é o mesmo do disco anterior. Ou seja, Jorge Salan nas guitarras, David Z no baixo e os brasileiros Edu Cominato na bateria e BJ nos teclados.

Divak segue, mais ou menos, a mesma proposta do primeiro álbum. Ou seja, músicas pesadas com linhas vocais melódicas. Edu solta a mão na bateria, mas quem dá o peso mesmo são as guitarras de Salan.

Um diferencial é o fato de estarem explorando menos os recursos mais modernos. Eles até aparecem com uma certa evidência nas introduções de algumas músicas, como a ótima “Freakshow”, mas estão longe de serem a tônica do disco.

Algo que chama a atenção são os riffs criados por Jorge. Os de “Paranoia”, “Forgotten” e “Time” são simplesmente mortais. Edu Cominato se destaca nas levadas de “Cyber Masquerade” e “Misfired”. Canções onde explora bastante o recurso de quebradas de tempo. O bumbo duplo em “Awakened” também é digno de nota.

Jeff Scott Soto continua o mesmo de sempre. Voz forte, linhas bem melódicas. Embora o som do conjunto seja bem pesadinho, suas linhas vocais não diferem muito das criadas para o Talisman. Pelo contrário, se em algum momento nos lembramos de seus álbuns mais hard rock é justamente por conta de seu trabalho vocal.

Quem é fã do cantor, pode ir de olhos fechados. Quem gostou de Inside The Vertigo também. O novo trabalho está tão consistente quanto. Mas acima de tudo, é recomendado para quem procura um ótimo álbum de rock n roll. Um dos discos que mais me empolgaram, até agora, nesse ano. Faixas de destaque: “Weight Of The World”, “Freakshow”, “In My Darkest Hour”, “Suckerpunch” e “Awakened”. Recomendadíssimo!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Mortal

Faixas:
      01)   Divak
      02)   Weight Of The World
      03)   Freakshow
      04)   Paranoia
      05)   Unblame
      06)   Cyber Masquerade
      07)   In My Darkest Hour
      08)   Forgotten
      09)   Suckerpunch
      10)   Time
      11)   Misfired
      12)   Fall From Grace
      13)   Awakened