segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Skank – O Samba Poconé: Edição Especial 20 Anos (2016):



Por Davi Pascale

Álbum clássico do grupo mineiro retorna ao mercado em versão luxuosa repleta de material inédito. Disco essencial na coleção dos fãs.

Em 1994, o Skank tomou as rádios de assalto com o seu segundo álbum Calango. Canções como “Te Ver”, “Jackie Tequila”, “Esmola”, “Pacato Cidadão” e “É Proibido Fumar” (releitura da fase roqueira de Roberto Carlos), tocavam sem parar nas AM´s e FM´s de todo o país. Em 1996, vinha a prova de fogo. Tinham que demonstrar que haviam vindo para ficar. Que não eram banda de um disco só. E deu certo...

Para a produção de O Samba Poconé, os músicos recrutaram Dudu Marote. Ou seja, o mesmo produtor do CD que tinha os levado ao estrelato. Mais uma vez, diversas músicas foram para as paradas de sucesso. “É Uma Partida de Futebol”, embora nunca tenha estado entre minhas preferidas, foi um enorme hit. A primeira música de trabalho, “Garota Nacional”, um dos grandes destaques do disco, também foi tocada à exaustão. Assim como a simpática balada “Tão Seu”. Faixa que foi, inclusive, regravada por outros artistas da época como Banda Eva (ainda com Ivete Sangalo nos vocais) e Penélope.

O primeiro CD do pacote é exatamente o disco da época, sem tirar, nem por. Parece que o Brasil finalmente entrou no mercado deluxe. Vale lembrar que álbuns como Cabeça Dinossauro (Titãs), Olhar (Metrô) e o debut da Legião também ganharam versões luxuosas pouco tempo atrás. Realmente, muito bacana. Espero que façam essa brincadeira com mais títulos. É realmente interessante reescutar o disco 20 anos depois e notar como a banda mudou nesse meio tempo. E, sim, o disco ainda soa bem agradável. Sem duvidas, venceu a barreira do tempo.

Reedição traz faixa inédita e diversas versões alternativas

Para quem acompanhou eles na época, o que interessa são os bônus. Pois bem, o segundo CD é formado por demos e registros de ensaio. Registros sempre interessantes de se ouvir. Contudo, as faixas que mais me chamaram a atenção estão no terceiro disco.

Tem muito ouvinte que não curte esse lance de ouvir várias versões de uma mesma faixa. Aqui no Brasil, essa prática é mais rara. No mercado internacional, contudo, é bem comum. Não apenas em edições comemorativas, como essa, mas também nos famosos singles e promos. Eu acho a prática interessante quando as versões se diferem bastante da original. Quando não é aquela onda de você ouvir a mesma coisa, várias vezes, por 4, 5 minutos para ouvir um acorde, um verso ou um fade out diferente. Se for essa a sacada, uma versão alternativa de cada faixa me basta. Aqui, contudo, há algumas versões bem diferenciadas. Embora não seja muito fã de “É Uma Partida de Futebol”, foi muito divertido escuta-la com um arranjo totalmente diferente como ocorre na versão 3.

Outras versões muito interessantes ficam por conta de “Chica Nacional”, ou seja, a versão em espanhol do hit “Garota Nacional”, a versão quase reggae de “Tão Seu” (com o subtítulo “The Stroll Through The Park”) e, principalmente, a inclusão de “Minas Com Bahia”. Durante muitos anos, os fãs só tiveram acesso à (boa) versão registrada pela musa baiana Daniela Mercury em seu quarto álbum Feijão Com Arroz. Muito legal ver essa faixa sendo resgatada.

Nos anos 90, o Skank foi um dos principais nomes da cena pop brasileira, ao lado de grupos como Cidade Negra e Jota Quest. O Samba Poconé foi um dos registros mais fortes dessa fase. Aqui, eles ainda não exploravam o lado mais rock, mais beatle, se preferir, como ocorreria anos mais em tarde em trabalhos como Maquinarama e, principalmente, Cosmotron. Contudo, se você curte música pop brasileira, é uma ótima pedida. Trabalho divertidíssimo e muito bem feito.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Caprichado

Faixas:

CD 1:
      01)   É Uma Partida de Futebol
      02)   Eu Disse à Ela
      03)   Zé Trindade
      04)   Garota Nacional
      05)   Tão Seu
      06)   Sem Terra
      07)   Os Exilados
      08)   Um Dia Qualquer
      09)   Los Pretos
      10)   Sul da América
      11)   Poconé

CD 2:
      01)   Zé Trindade (Ensaio)
      02)   Um Dia Qualquer (Ensaio)
      03)   Los Pretos (Ensaio)
      04)   Sem Terra (Ensaio)
      05)   Eu Disse a Ela (Demo)
      06)   Zé Trindade (Demo)
      07)   Garota Nacional (Demo)
      08)   Sem Terra (Demo)
      09)   Os Exilados (Demo)
      10)   Um Dia Qualquer (Demo)
      11)   Minas Com Bahia (Demo)
      12)   Los Pretos (Demo 1)
      13)   Los Pretos (Demo 2)
      14)   Sul da América (Demo)

CD 3:
      01)   É Uma Partida de Futebol (Versão 2)
      02)   É Uma Partida de Futebol (Versão 3)
      03)   É Uma Partida de Futebol (Versão 3 Instrumental)
      04)   Eu Disse a Ela (Mix Alternativa)
      05)   Eu Disse a Ela (Instrumental)
      06)   Garota Nacional (Take 1)
      07)   Chica Nacional (Garota Nacional)
      08)   Tão Seu (The Horny European)
      09)   Tão Seu (The Note So Late Jungle Voyage)
      10)   Tão Seu (A Stroll Through The Park)
      11)   Minas Com Bahia
      12)   Sul da América (Instrumental)
      13)   Poconé (Remix)
      14)   Poconé (Remix Instrumental) 
      15)   Poconé (Mix Alternativa)