sábado, 15 de novembro de 2014

Foo Fighters - Sonic Highways (2014)

Por Rafael Menegueti

Foo Fighters - Sonic Highways
Dave Grohl é o cara do rock atual. O sujeito não cansa de inovar e surpreender todo mundo com suas ideias. A cada novo trabalho ele demonstra mais de sua incrível força criativa e habilidade de trazer elementos novos e outros modos de criar música de primeira qualidade. “Sonic Highways” acaba de chegar às lojas e é mais uma mostra dessa personalidade de Grohl. E reafirma o Foo Fighters como o maior nome do rock mundial atualmente (pelo menos na minha opinião).

Dessa vez, Grohl não fez um disco em um estúdio criado em sua garagem de sua casa, rodeado da família e amigos. Ele saiu de casa e levou sua banda por oito dos principais estúdios dos EUA, registrou tudo em uma serie de documentários com o mesmo nome do álbum para a HBO e gravou uma música em cada cidade.

Chicago, New Orleans, Los Angeles, Nashville, New York e, claro, Seattle estão entre as cidades visitadas pela banda nessa produção. Cada música ainda conta com uma participação especial de diversos músicos. Entre os convidados estão Peter Stahl e Skeeter Thompson (da banda Scream, da qual Grohl fez parte antes do Nirvana), Ben Gibbard (Death Cab for Cutie), Rick Nielsen (Cheap Trick), Joe Walsh e Kristeen Young.


A formula do Foo Fighters é típica e nunca falha. Rock sem enrolação, melodias que cativam facilmente e um som cheio, que preenche toda a nossa cabeça quando ouvimos. Do single “Something From Nothing”, que abre o álbum, até a incrível e intensa “I Am a River”, que encerra, podemos conferir apenas o que o Foo Fighters tem de melhor.

São só oito músicas, mas isso não é um problema. Afinal, o que importa não é a quantidade, mas a qualidade. E isso não falta, pois mesmo depois de quase 20 anos de estrada a banda ainda tem a energia que precisa, com a competência necessária pra seguir fazendo bons trabalhos. E com “Sonic Highways” Dave e companhia conseguem cumprir seu objetivo mais uma vez.

Nota 10/10
Status: Melhor do ano

Faixas:

1. "Something From Nothing"
2. "The Feast and the Famine"
3. "Congregation"
4. "What Did I Do?/God as My Witness"
5. "Outside"
6. "In the Clear"
7. "Subterranean"
8. "I Am a River"