quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Eric Clapton – Slowhand At 70: Live From Albert Hall (2015):



Por Davi Pascale 

Eric Clapton lança mais um trabalho ao vivo. Lançado em  CD, DVD e bluray, apresentação traz Clapton celebrando seus 70 anos em alto estilo.

Em 30 de Março de 2015, Eric Clapton completou 70 anos de idade. Dois meses depois, ele estava se apresentando durante sete noites no Royal Albert Hall em Londres. E é daí que nasce esse registro. Falar que o cara é um senhor guitarrista é chover no molhado. Falar que músicos como Nathan East, Steve Gadd e Paul Carrack são mestres em seus respectivos instrumentos também é desnecessário. Assistir esses caras tocando é quase como assistir uma vídeo-aula.

A apresentação, conforme esperado, é extremamente profissional e incrivelmente inspirada. Que o diga a versão de “Little Queen of Spades” onde os músicos colocam toda sua alma em uma performance de aproximadamente 16 minutos.

Como todo artista longínquo, Clapton tem uma discografia de altos e baixos. Possui álbuns que são clássicos absolutos, indispensáveis em qualquer coleção que se preze, e outros que são trabalhos não mais do que corretos. Um artista do nível dele é muito difícil encontrar um álbum que seja um lixo, mas sempre tem aqueles que são menos inspirados. No palco, contudo, o artista costuma brilhar.

Não faltam no set, clássicos do blues. “Key to the Highway”, faixa de Little Walter, imortalizada por Clapton no Lp Layla And Other Assorted Love Songs (Derek & The Dominos), aparece por aqui. Assim como o clássico de Muddy Waters, “Hoochie Coochie Man”.

Quem o acompanha mais de longe, pode acreditar, pelo título, que o musico está celebrando seu cultuado LP Slowhand. Na verdade, não. Slowhand, na verdade é um apelido que o músico ganhou de Giorgio Gomelski, empresário dos Yardbirds, lá nos anos 60 ainda. O slowhand do título aqui é o próprio guitarrista.

Clássicos de sua carreira também não foram esquecidos. “Pretending”, “Let It Rain”, “Wonderful Tonight”, “Cocaine”, estão aqui para deleite de seus seguidores. Um momento bem interessante do show é quando Paul Carrack assume o microfone para interpretar as canções de Joe Cocker (“You´re So Beautiful” e “High Time We Went”). Ficaram geniais, mas honestamente fecharia a noite com uma musica cantada pelo próprio Clapton.

Outro momento muito interessante é o set acústico que aparece no meio da apresentação revivendo clássicos do porte de “Nobody Knows You When You´re Down and Out” e “Layla”. Um momento bem interessante foi a versão de “Tears In Heaven” com uma levada ligeiramente diferente

Slowhand At 70 é um álbum essencial na coleção, não somente dos fãs de Clapton, mas dos amantes da boa música em geral. Com qualidade de gravação perfeita e performance memorável, dificilmente esse trabalho irá te decepcionar. Vá fundo...

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Profissional

Faixas:
      01)   Somebody´s Knockin´ On My Door
      02)   Key To The Highway
      03)   Tell The Truth
      04)   Pretending
      05)   Hoochie Coochie Man
      06)   You´re So Beautiful
      07)   Can´t Find My Way Home
      08)   I Shot The Sheriff
      09)   Driftin´  Blues
      10)   Nobody Knows You When You´re Down And Out
      11)   Tears In Heaven
      12)   Layla
      13)   Let It Rain
      14)   Wonderful Tonight
      15)   Crossroads
      16)   Little Queen Of Spades
      17)   Cocaine

      18)   High Time We Went