terça-feira, 3 de maio de 2016

Candlebox – Disappearing In Airports (2016):



Por Davi Pascale

O tempo voa! Já fazem 10 anos que o Candlebox retornou à ativa e os músicos acabam de soltar no mercado mais um álbum, o sexto de sua carreira. Em Disappearing In Airports, músicos apresentam um punhado de ótimas canções enquanto se arriscam em novo território.

Sempre gostei do Candlebox. De toda aquela safra de bandas do período grunge/pós-grunge é uma das que deixavam em maior evidência a influência do hard rock. Embora nunca tenham atingido a popularidade de um Alice In Chains ou de um Pearl Jam, não deixavam nada a dever para os grupos da época. Calma, amo Pearl Jam e Alice In Chains. Não estou criticando os dois grupos, apenas dizendo que o Candlebox mereceria ter tido um pouco mais de destaque e fazer parte do grande escalão da época ao lado deles. Sempre compuseram bem, Kevin Martin sempre foi um puta cantor, sempre tiveram bons músicos ao seu redor.

Infelizmente, da formação original, apenas Kevin segue. E, pelo que ouvi aqui, parece que sua voz ainda está em dia. Novo CD marca a estreia da nova dupla de guitarristas Mike Leslie e Brian Quinn. O baixo segue nas mãos de Adam Kury, presente no grupo desde Into The Sun (2008). Já as baquetas, retornaram para as mãos de Dave Krusen. Ou seja, o baterista de Happy Pills (1998).

Disappearing In Aiports é um ótimo álbum de rock n roll. Bem gravado, bem tocado, bem cantado. Um trabalho realmente consistente. Não tem nenhuma música ruim. Contudo, não espere um trabalho retorno às raízes. É justamente o contrário. É provavelmente o disco que mais se afasta da sonoridade clássica do grupo. Digo provavelmente porque não consegui encontrar ainda o álbum Love Stories & Other Musings que lançaram em 2012. Então não tenho ideia do que aprontaram ali.

Banda segue reformulada em lineup e sonoridade

O novo trabalho é bem variado. “Only Because Of You” traz uma pegada bem moderna. Me lembrou aquelas faixas do Thirty Seconds to Mars onde eles tentam soar como o U2. Sim, a mixagem é bem moderna. “Vexatious”, a primeira faixa de trabalho, já trazem umas guitarras mais pesadinhas, mas ainda mantém a veia pop. Honestamente, teria escolhido a faixa seguinte, “Supernova”, como primeira música de trabalho. Dona de um refrão forte, mistura bem o velho e o novo Candlebox. O riff hendrixiano traz um ar mais rock n roll, ainda que esta também apresente uma pegada radiofônica. O álbum segue com a balada “Alive At Last” para depois explodir em “I´ve Got a Gun”, uma das mais roqueiras do novo disco e uma das que mais remetem aos dias de ouro do grupo. Nessa, Kevin demonstra estar com a voz em dia, atacando o vocal para cima o tempo todo e Mike Leslie apresenta um solo inspirado.

Na segunda metade, temos mais uma balada (a boa “Spotlights”), mais duas músicas com pegada moderna (“I Want It Back” e “Crazy”), além de mais dois rocks com guitarra na cara que deve agradar os fãs mais antigos. “The Bridge” conta com um trabalho de guitarra bem Foo Fighters e deve agradar aos fãs da época do grunge. A já citada “Crazy”, apesar do ar moderno, traz uma estrutura de composição semelhante à de seu debut. Ou seja, mesclando momentos mais calmos com momentos mais pesados. “God´s Gift” também aposta em sonoridade mais pesadinha. Não é uma canção punk, mas pode-se sentir a influência do gênero no trabalho de guitarra. A versão digital conta ainda com “Keep On Waiting”, onde os músicos trazem a influência de Queens of The Stone Age para dentro de seu trabalho. A linha vocal continua bem melódica, mas o instrumental me remeteu um pouco à “No One Knows”.

Como já deu para notar, Disapperaing In Airports não é um álbum nostálgico. Sim, alguns de seus velhos elementos estão ali (principalmente, o trabalho vocal de Kevin Martin), mas o disco mostra os músicos olhando para o futuro, querendo dialogar com a nova geração. Se você quer matar as saudades dos tempos de “Don´t You” e “Simple Lessons”, afaste-se. Se você procura um álbum de rock n roll bem feito e não se importa em conter uma pegada comercial, dê uma chance.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Inspirado

Faixas:
      01)   Only Because of You  
      02)   Vexatious
      03)   Supernova
      04)   Alive At Last
      05)   I´ve Got a Gun
      06)   I Want It Back  
      07)   The Bridge
      08)   Spotlights
      09)   Crazy
      10)   Gods Gift 
      11)   Keep On Waiting