quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Raimundos – Cantigas de Garagem DVD (2014):





Por Davi Pascale

No início do ano, os Raimundos soltaram um novo disco: Cantigas de Roda. O projeto embora não tenha conseguido nenhum hit, agradou os fãs. Agora, o quarteto de Brasília solta seu quarto vídeo, com ênfase nesse material.

Depois de muito tempo sem lançarem um disco de inéditas, os Raimundos resolveram voltar à ativa. Para conseguirem fazer o registro, contaram com a prática do crowdfunding, cada vez mais popular entre os artistas. Não tenho nada contra a pratica, mas achei sacanagem somente aqueles que contribuíram com alguma cota terem direito ao disco físico. Acho justo essas pessoas que doaram dinheiro terem privilégios como CD autografado, algum brinde adicional ou o que quer que seja, mas somente elas terem acesso ao disco, não acho legal. Esse tipo de custo, se atinge com algumas centenas de fãs e os rapazes possuem milhares de seguidores. Não é compatível. Falar que colocaram o download à disposição, não ajuda em muita coisa. Eu, por exemplo, nunca dei muita bola para esse lance de downloads. Artista que sou fã, quero ter o disco em mãos.

Quem não conseguiu comprar o CD ou o LP colocados à disposição no financiamento coletivo, poderá ter acesso às músicas nesse lançamento que chega agora às lojas em CD e DVD. Contudo, essas não são as gravações originais. Os músicos resolveram se reunir no estúdio para interpretar o disco novo. E é isso o que temos aqui. Como bônus, fizeram releitura de 5 velhas canções.

Banda lança DVD com repertorio do álbum Cantigas de Roda


Essa prática de registrar em DVD um álbum na íntegra é bem comum fora do Brasil. Aqui, nem tanto. Esse lance de explorar imagens de estúdio, entretanto, já tivemos alguns artistas se aventurando nesse universo. O primeiro DVD do NX Zero e o DVD do Fresno apresentam esse mesmo espírito. O set não é focado em um único disco, mas a ideia é parecida. Trancar-se em um estúdio, sair tocando e retirar imagens dessas sessões para construir o vídeo. O Charlie Brown Jr também fez algo parecido na época do Imunidade Musical em um especial para a Multishow...

Formados atualmente por Digão, Canisso, Caio e Marquim, a banda encontra-se em uma boa fase. Estão bem entrosados. As canções estão bem tocadas. Agora... uma coisa é fato. Rodolfo era melhor showman do que Digão. O guitarrista até canta direitinho, gosto do timbre de voz dele, mas não tem o mesmo carisma. Tudo bem que isso aqui não é exatamente um show, mas... As letras antigamente eram mais engraçadas também..

Reparei que o rapaz teve a preocupação de reviver velhos temas nas novas canções: drogas e putaria. Só que ainda falta um pouco daquela malandragem. Falta ser um pouco mais explícito, buscar um pouco mais de irreverência. O instrumental continua com a mesma fórmula. Canções, em sua maioria, de 3 minutos. Linhas vocais oras rápidas, oras melódicas. Baixo pulsante, guitarras com riffs simples e eficientes. As que mais curti foram “Importada do Interior” e “Politics”.

Além da performance, o video conta com um making of de apenas 10 minutos com depoimentos dos músicos e dos convidados especiais. A banda e seu produtor afirmam que a ideia do DVD já existia desde o início do projeto e que foi inspirada em um vídeo que o Digão assistiu do Red Hot Chili Peppers (Live From The Basement), mas não explicaram o porque resolveram regravar as músicas antigas. O filme é bacana e conta com boa fotografia, boa captação de som. Agora... Que falta um pouco daquela malandragem que tinham no inicio da carreira, ah isso falta...

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Bem gravado

Faixas:
      01)   Cachorrinha (participação especial: Frango Kaos)
      02)   Bop
      03)   Baculejo
      04)   O Gato da Rosinha
      05)   Cera Quente
      06)   Rafael
      07)   Descendo na Banguela
      08)   Dubmundos (participação especial: Sen Dog)
      09)   Nó Suíno
      10)   Importada do Interior
      11)   Gordelícia
      12)   Politics (participação especial: Cipriano)
      13)   Mas É...
      14)   Eu Quero Ver o Oco
      15)   Esporrei na Manivela
      16)   Be a Ba
      17)   Puteiro em João Pessoa
      18)   Making Of (Extra)