terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Lynyrd Skynyrd – One More For The Fans (2015):



Por Davi Pascale

Show em homenagem ao Lynyrd Skynyrd chega às lojas brasileiras. A apresentação é bem profissional, conta com vários nomes de peso e certamente agradará aos fãs de classic rock.

Em 2014, o grupo Lynyrd Skynyrd recebeu um show em sua homenagem. No Brasil, talvez muitos só conheçam “Sweet Home Alabama” e “Freebird”, mas nos Estados Unidos eles são reverenciados. São reconhecidos como um dos criadores daquilo que é conhecido como southern rock. Pois bem... Em 12 de Novembro de 2014, vários músicos subiram ao palco do lendário Fox Theater para homenagear o grupo. O local há uma razão de ser. Era meio que uma campanha para tentar salvar a casa que estavam querendo demolir. Foi exatamente nessa casa que foi gravado o histórico One More For The Road

A sonoridade da banda, nada mais é do que uma mistura de hard rock, blues e country. Os organizadores do evento sacaram isso e convidaram músicos dos 3 gêneros para participarem da apresentação. No cast, misturavam-se veteranos e novatos. Nada mais justo, já que o conjunto está até hoje na ativa e há gente de todas as idades na plateia dos caras. Como disse anteriormente, em sua terra natal são idolatrados.

Cheap Trick é um dos artistas que participam do evento

O show inicia com uma versão correta de “Whiskey Rock-A-Roller” na voz de Randy House. Entretanto, o primeiro a me chamar a atenção foi Robert Randolph & Jimmy Hall com sua interpretação de “You Got That Right”. Randolph rouba a cena com um belíssimo solo na sua pedal steel guitar. Outro que se destaca nas seis cordas é o guitarrista Warren Haynes. Tanto na sua interpretação de “That Smell”, quanto na versão de “Simple Man” que realiza ao lado de seu (ótimo) grupo Gov´t Mule.

Aqueles que já são ouvintes de rock n´ roll há alguns anos, certamente irão reconhecer o guitarrista Peter Frampton e o músico Gregg Allman (Allman Brothers). Aliás, Gregg é outro dos grandes destaques do show. O rapaz coloca toda sua alma na interpretação do clássico “Tuesday´s Gone”. Quem acompanha a nova cena, irá se deliciar com a participação do Blackberry Smoke. Um nome atual da cena southern que vem crescendo cada vez mais. Foi montada uma super banda para acompanhar os artistas solo. Esses tocaram, em sua maioria, com arranjo bem próximo ao original. Aqueles que foram com o grupo completo ou optaram por violão/voz, tiveram um pouco mais de liberdade nos arranjos. Caso da ótima performance do Cheap Trick. Não descaracterizaram a música, mas certamente inseriram a marca deles.

Músicos se unem no final do show

O repertório foi escolhido a dedo. Todas as canções retratadas aqui podem ser consideradas clássicos da carreira dos músicos. Quem admira a banda, certamente vai se emocionar com a participação de Donnie Van Zant (38 Special), irmão dos dois vocalistas que passaram pela banda. E também quando a formação atual sobe ao palco para fechar a noite. Em “Travellin´ Man”, Johnny Van Zant faz um dueto com seu falecido irmão Ronnie. Ainda encontram tempo para relembrarem seus dois maiores clássicos. As já citadas “Freebird” e “Sweet Home Alabama”. Essa última com a participação de todos os convidados no palco.

O show - que chega ao mercado em CD, DVD e blu-ray – virou especial da AXS TV e é muito bem gravado. Os músicos são todos de alto calibre. E as músicas são deliciosas. Para quem curte rock n´ roll não muito pesado, prato cheio. E para quem é fã da banda, essencial!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Profissional

Faixas:
      01)   Whiskey Rock-a-Roller – Randy Houser
      02)   You Got That Right – Robert Randolph & Jimmy Hall
      03)   Saturday Night Special – Aaron Lewis
      04)   Workin´ For MCA – Blackberry Smoke
      05)   Don´t Ask Me No Questions – O.A.R.
      06)   Gimme Back My Bullets – Cheap Trick
      07)   The Balld of Curtis Loew – Moe & John Hyatt
      08)   Simple Man – Gov´t Mule
      09)   That Smell – Warren Haynes
      10)   Four Walls of Raiford – Jamey Johnson
      11)   I Know a Little – Jason Isbell
      12)   Call Me The Breeze – Peter Frampton
      13)   What´s Your Name – Trace Adkins
      14)   Down South Junkin´ - Charlie Daniels & Donnie Van Zant
      15)   Gimme Three Steps – Alabama
      16)   Tuesday´s Gone – Gregg Allman
      17)   Travelin´ Man – Lynyrd Skynyrd
      18)   Free Bird – Lynyrd Skynyrd
      19)   Sweet Home Alabama – Lynyrd Skynyrd & All Star Ensemble
Extra:
-          Lynyrd Skynyrd Interview
-          Influence of Lynyrd Skynyrd 
-          Country and Lynyrd Skynyrd