quinta-feira, 4 de maio de 2017

Alf Sá – Você Já Está Aqui (2017):



Por Davi Pascale

É muito difícil alguém que fez parte de uma banda de sucesso se reinventar. O mais comum é o cara seguir sua carreira solo fazendo um som bem similar ao da banda em que estava antes. Ainda mais quando seu grupo não está mais na estrada. Pois bem, Alf Sá conseguiu se reinventar e, o mais de legal de tudo, fez em grande estilo.

Para quem não está associando o nome à pessoa. Alf Sá despontou na cena no início dos anos 00, como cantor e guitarrista do Rumbora. A banda conseguiu um breve sucesso e criou alguns hits como “O Mapa da Mina”, “Chapirous” e “Skaô”. Com o fim do grupo, assumiu o contrabaixo no Raimundos e também no Supergalo. Aqui, foi além. Gravou as guitarras, o baixo, os vocais, as programações. Na bateria e nas percussões, não se arriscou, e trouxe alguns músicos convidados.

Um desses convidados é justamente o Fred Castro, baterista da formação clássica dos Raimundos, que desce a mão na boa “Através do Espelho”. Nessa, outra participação especial. Black Alien, ex-Planet Hemp, faz uma breve aparição. O músico PJ (Jota Quest) também surge por aqui registrando uma das três linhas de baixo de "Mandinga".

Inicialmente, acreditei que havia adicionado um sobrenome pelo fato de estar começando uma nova etapa, mas nas entrevistas que têm realizado, deixa claro que o buraco foi mais embaixo. Quando lançou suas primeiras musicas online – adicionadas aqui como bônus – seu nome acabava ficando misturado à de tantos outros Alfs. A ideia não é de renegar, mas de fortalecer.

Longe das grandes gravadoras, o musico lança seu trabalho em pareceria com o selo Hearts Bleeds Blue. Isso lhe deu maior liberdade criativa. Você Já Está Aqui busca referências em diferentes territórios. “As Sombras No Asfalto” remete ao samba, enquanto “Cast Into The Shade” se espelha no rap na utilização dos synths e programações. Traz a pegada funky em “Mandinga” e deixa claro a razão da parceira com PJ. É um som que se Rogerio Flausino ouvir, grava no dia seguinte. Pena a indústria musical ter ido pro ralo, caso contrário tornaria-se um hit fácil, fácil. Outras que se destacariam nas FM´s seriam o rock “Através do Espelho” e o pop “Quando Tudo Se Desfaz”. 

Deixa claro que suas primeiras gravações eram outra história, com outras vibrações, ao separar o material com uma faixa de nada mais do que o absoluto silêncio. As ultimas musicas possuem uma pegada um pouco mais direta, com menos cruzamentos. Ou, ao menos, não tão improváveis.

Em Você Já Está Aqui, Alf Sá entrega um trabalho muito bem elaborado. Arranjos inteligentes e muito bem executados, qualidade de gravação acima da média para os padrões brasileiros. Um dos melhores trabalhos nacionais que ouvi nos últimos tempos. Vale conferir...

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Bem elaborado

Faixas:
      01)   Você Já Está Aqui
      02)   Cast Into The Shade (With Rapture)  
      03)   Através do Espelho
      04)   Quando Tudo Se Desfaz
      05)   Sex No Banheiro
      06)   Mandinga
      07)   As Sombras No Asfalto
      08)   Iara
      09)   1:11
      10)   O Sol Saiu
      11)   Pra Onda Boa Me Levar 
      12)   Guarde Um Lugar