domingo, 21 de dezembro de 2014

Phil Rudd – Head Job (2014):





Por Davi Pascale

Phil Rudd esse ano deu o que falar. O musico estampou as páginas policiais dos jornais em todo o mundo em uma história um tanto sombria. O seu futuro no AC/DC é incerto também. Paralelo a tudo isso, o musico está lançando seu primeiro disco solo. Trabalho bacana, mas longe de atingir o nível de seu grupo principal. 

A história envolvendo o nome de Phil Rudd ainda está mal contada. Ninguém sabe o que aconteceu de fato. Há acusações, porém nenhuma prova. Pode ser, sim, que o cara tenha perdido a cabeça e tenha feito merda. Mas também pode ser uma armação pra cima do rapaz. Por isso, não vou julgá-lo até que surja alguma prova concreta de toda essa confusão.

Paralelo à todo esse rolo, Phil soltou no mercado o CD Head Job. A fórmula é interessante. Certamente os fãs de carteirinha do grupo australiano curtem essa sonoridade e irão se divertir durante a audição. A jogada aqui é um cruzamento entre AC/DC, Motorhead e um pouco de ZZ Top. Não, não está no mesmo nível desses conjuntos. O disco não é nenhum clássico, mas é um trabalho bem agradável de se ouvir.

Para concluir o CD, Phil (que também ataca de produtor) trouxe dois músicos da Nova Zelandia (local onde vive) e que já os conhece há alguns anos: o baixista/vocalista Allan Badger e o guitarrista Geoffrey Martin. O resultado é bem eficiente. Bons riffs, ótimo trabalho de bateria. Só senti falta de um pouco mais de solo de guitarra. Algumas pessoas têm criticado o trabalho vocal de Badger, mas eu curti. Talvez estivessem esperando algo na linha do Brian Johnson e ele canta em uma pegada mais Lemmy.

Phill Rudd lança seu primeiro trabalho solo

O ponto baixo são as baladas. Não tenho nada contra incluírem baladas em disco de rock. Existem até alguns artistas que fazem isso bem, mas Rudd não é um deles. Faixas como “Lonely Child” e “Crazy” são bem sonsas e derrubam um pouco o nível do disco. Quando aposta em um lado mais rock n´ roll, contudo, se saem muito bem. Colocaria entre os grandes destaques; “Forty Days”, “When I Get My Hands On You” e “Sun Goes Down”. 

Os anos no AC/DC certamente influenciaram as composições. Não somente algumas levadas de bateria nos remetem ao trabalho do grupo de Angus Young (o que já era esperado), mas alguns riffs de guitarra também. Nítido especialmente na faixa-título.

Head Job não figurará entre os grandes destaques do ano, ainda mais no ano em que tivemos um ótimo álbum do AC/DC (já resenhado nesse blog), mas certamente vale uma audição. O trio entrega um rock honesto e agradável.

Status: Trabalho honesto
Nota: 7,0 / 10,0

Faixas:
      01)   Head Job
      02)   Sun Goes Down
      03)   Lonely Child
      04)   Lost In America
      05)   Crazy
      06)   Bad Move
      07)   No Right
      08)   The Other Side
      09)   Forty Days
      10)   Repo Man
      11)   When I Get My Hands On You