quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Sonata Arctica – Stones Grow Her Name (2012)

Por Rafael Menegueti
Sonata Arctica - Stones Grow Her Name
Esse é o álbum mais recente da banda de power metal finlandesa, lançado em 2012, e também um dos mais interessantes musicalmente. Isso porque a banda usa uma abordagem bem moderna em suas músicas. A proximidade com o rock mais tradicional nunca esteve tão forte como nesse álbum. E isso pessoalmente me agradou bastante.

Tenho o Sonata Arctica como uma das bandas musicalmente mais criativas desse cenário do power metal europeu. Eles lançam excelentes trabalhos e parecem melhorar a cada novo disco. “Stones Grow Her Name” é o sétimo disco da banda, que já tem um novo lançamento, “Pariah’s Child”, engatilhado para o fim de março.

Embora alguns fãs tenham criticado a sonoridade mais “popular” do disco, eu não vejo isso como um problema. O single “I Have A Right” é uma música cativante e pesada ao mesmo tempo, e sua letra é absolutamente tocante. “Losing My Insanity” é outra faixa que tem peso e prende a atenção do começo ao fim. Outra faixa interessante é “Cinderblox”, que conta com o som de um banjo junto dos outros instrumentos. A baladinha do disco fica por conta da ótima “Don’t Be Mean”. Já a faixa “Alone In Heaven” possui uma levada bem rock n’ roll e intensa, cheia de melodia.

Alias, melodia é o que não falta em “Stones Grow Her Name”, e as performances de Tony Kakko nos vocais são fortes e bem dosadas nas partes pesadas e nas mais leves, acentuado ainda mais essas características. Os teclados de Henrik Klingenberg também fazem um ótimo trabalho criando elementos mais modernos à sonoridade das músicas, ao usar mais sons sintetizados em alguns trechos. Esse disco também marca a ultima aparição do baixista e membro fundador Marko Paasikoski, que saiu no ano passado.
 
Os membros do Sonata Arctica
O disco ainda conta com a participação de Timo Kotipelto, do Stratovarius, fazendo backing vocals em varias faixas. Alem do violinista Peeka Kuusisto e do saxofonista Sakari Kukko.

O disco encerra com as ótimas (e longas) faixas “Wildfire Part II” e “Wildfire Part III”, dando o toque épico que um bom disco de power metal precisa ter. Se você é um fã desse tipo de som, a abordagem abrangente do Sonata Arctica é um prato cheio. E Ainda será possível para os fãs brasileiros conferir os caras ao vivo, pois a banda se apresenta no país em março, apenas alguns dias antes do lançamento do novo álbum. Ótima oportunidade de ver algumas dessas faixas ao vivo, e que sabe conhecer um pouco mais do novo trabalho, e dos antigos, da banda.

Nota: 9/10
Status: Inspirador

Faixas:
1. Only The Broken Hearts (Make You Beautiful)
2. Shitload Of Money
3. Losing My Insanity
4. Somewhere Close To You
5. I Have A Right
6. Alone In Heaven
7. The Day
8. Cinderblox
9. Don’t Be Mean
10. Wildfire, Part:II - One With The Mountain
11. Wildfire, Part:III - wildfire Town, Population: 0

12. Tonight I Dance Alone (Limited Edition Bonus Track)