quinta-feira, 17 de abril de 2014

Paul McCartney: Unplugged - The Official Bootleg (1991)



Por Davi Pascale

Em 25 de Janeiro de 1991, Paul McCartney reuniu-se com seus músicos no estúdio Limehouse para a gravação do seu acústico MTV. Paul teve a ideia de fazer uma apresentação que fizesse jus ao nome do programa. Resolveu microfonar seus instrumentos ao invés de utilizar amplificadores. Naquela época, sua banda era formada por Hamish Stuart (baixo e violão), Robbie McIntosh (violão e piano), Paul Wickens (piano, acordeão, baixo e percussão), Blair Cunningham (bateria e percussão) e sua já falecida esposa Linda McCartney (piano e percussão).
O show traz uma performance mais intimista. O cantor faz brincadeiras com a plateia, interrompe música na metade e começa de novo porque errou a letra (“We Can Work It Out”), toca músicas de seus ídolos (“Matchbox”, “Be-Bop-A-Lula”, “Blue Moon of Kentucky”), relembra sucessos dos Beatles e dos Wings.
McCartney estava prestes a entrar de férias. O músico havia acabado de encerrar a turnê de Flowers In The Dirt (registrada no disco Tripping The Live Fantastic e no vídeo Get Back) que havia trazido o ex-beatle pela primeira vez ao Brasil. Paul planejava tirar um ano de férias de sua banda para descansar um pouco da estrada e dedicar-se ao projeto Liverpool Oratorio antes de cair na estrada novamente com novo álbum (Off The Ground) e nova turnê.
Apresentação do ex-beatles foi a primeira ser lançada no mercado

Sua banda estava bem entrosada. Apenas Cunningham era novo entre eles. Blair estava substituindo Chris Whitten que havia se juntado ao Dire Straits em sua turnê de despedida. O show é bacana, mas conta com erros e acertos. Em seu setlist havia desde versões fantásticas como “I Lost My Little Girl”, “Here, There And Everywhere”, “Good Rockin´ Tonight” e a belíssima versão instrumental de “Junk” até versões não mais do que razoáveis para clássicos como “She´s a Woman” e “And I Love Her”. Um momento curioso é quando Paul vai para a bateria tocar “Ain´t no Sunshine” e Hamish assume os vocais. Paul já havia gravado bateria em algumas canções nos seus álbuns solo, mas essa era a primeira vez que ele tocava em público.

Inicialmente seria apenas um especial de televisão, mas o rapaz temeu que sua apresentação fosse pirateada e por conta disso resolveu colocar nas lojas o material em CD, LP e VHS com o sugestivo nome de “Unplugged – The Official Bootleg”. Foi o primeiro episódio da série a ser transformado em disco e vídeo. Entretanto quem quiser conhecer o material hoje em dia terá que importar o CD ou se contentar com os melhores momentos apresentados no DVD The McCartney Years. Infelizmente não foi lançado o DVD com o especial completo e o CD está fora de catálogo no Brasil. Quem for muito curioso ou muito fã do artista é possível conseguir através de fã-clubes dos Beatles uma gravação da apresentação sem cortes. A qualidade de imagem é boa, entretanto os rapazes costumam explorar no valor... 


Faixas:

01) Be-Bop-a-Lula

02) I Lost My Little Girl
03) Here, There and Everywhere
04) Blue Moon of Kentucky
05) We Can Work It Out
06) San Francisco Bay Blues
07) I´ve Just Seen a Face
08) Every Night
09) She´s a Woman
10) Hi-Heel Sneakers
11) And I Love Her
12) That Would Be Something
13) Blackbird
14) Ain´t No Sunshine
15) Good Rockin´ Tonight
16) Singing The Blues
17) Junk