sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Pink Floyd – The Endless River Deluxe Edition (2014):





Por Davi Pascale

Acaba de chegar ao mercado um novo álbum do cultuadíssimo Pink Floyd. Formado a partir de sobras do Division Bell, o CD vem causando polêmica e dividindo opiniões. O material é bom, mas é um material difícil...

Tenho lido muitas críticas negativas em relação à esse novo álbum. Entretanto, o que mais tenho lido é que o disco é sonífero, que muda de faixa e não se percebe, etc. E quando leio esse tipo de comentário, somente uma ideia me passa pela mente: o crítico não entendeu o disco. Não tenho nada contra críticas negativas e acho que o autor tem que ser honesto com a sua opinião, caso contrário a crítica perde seu fundamento, mas tem que existir um embasamento.

The Endless River não nasce em 2014. Nasce em 1993. A ideia de David Gilmour e Nick Manson não é retornar o Pink Floyd e sim, colocar um ponto final nessa história. Quando projetaram o material que daria origem ao Division Bell, a ideia dos músicos era de que o álbum fosse duplo. Um com composições mais tradicionais e outro, de música ambiente instrumental. A idéia foi abortada e mais de 20 horas de gravação ficaram perdidas por aí. E foi esse material e essa proposta que formou o CD que você tem agora em mãos. Ou seja, o fato de ser instrumental e calmo, é proposital.

É justamente por contar com essa proposta de fazer um disco com sonoridade ambiente que digo que o material é difícil. Não há refrões como o de “Another Brick In The Wall”, nem riffs como o de “Money” por aqui. Tem uma pegada bastante experimental. A mixagem conta com a adição de vários efeitos. O repertório nada mais é do que 4 movimentos dividido em 18 faixas. Ou seja, a razão de ter uma faixa grudada na outra também é proposital. São complementares. É um trabalho para se ouvir do início ao fim, e não para ouvir trechos. Não é um disco de hits.

Ideia nasceu em 1993

Os músicos resolveram colocá-lo no mercado por 2 razões: uma para saciar a vontade dos fãs. Tanto de ouvir um novo álbum do Pink Floyd (isso é o mais próximo que vocês irão conseguir) quanto de poderem escutar as tão famosas demos inéditas. E outra, para homenagear o falecido Richard Wright. Curiosamente, o que mais me chamou a atenção durante a audição não foi o trabalho de teclado e, sim, a guitarra de David Gilmour. Os rapazes fizeram algo parecido com o que Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr fizeram para o projeto Anthology. Pegaram as gravações demos da época e somaram gravações realizadas unicamente para o projeto. Essa atitude iniciou uma discussão sem fim. Deve ser encarado como uma compilação de material inédito ou um novo álbum? Por ter sido repensado e contar com trechos recriados prefiro encara-lo como um novo álbum, mas encare como quiser...

Embora nasça de Division Bell, não dá para dizer que seja uma continuação. São trabalhos bem distintos. Há uma ou outra faixa que irá te remeter ao instrumental do disco lançado em 1994. “It´s What We Do” e “Allons-Y (1)” são bons exemplos. Como disse, não há hits. Não existe nenhuma música com a força de “High Hopes”. Nem mesmo “Louder Than Words” (a única cantada). Como disse, a ideia central era terminar de contar uma história. E não, iniciar outra. Sendo assim, não há a participação de Roger Waters nesse projeto (que também não havia participado na volta dos anos 90).

A edição deluxe conta com um DVD que além de trazer The Endless River em DVD Audio, apresenta algumas faixas inéditas que não entraram na versão standard. Algumas contando com clipes montados a partir das gravações, e outras somente com o áudio mesmo. Entre essas, vale destacar “Evrika (a)”, “TBS14”, além de “Nervana”, a canção mais rock e, provavelmente, a melhor do novo projeto. Se você é fã do Pink Floyd, é um presente e tanto. Se não está muito familiarizado com a banda, é melhor ouvir material das outras fases antes. O disco é bacana, mas não é para iniciantes.

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Viajado

Faixas:
CD:
      01)   Things Left Unsaid
      02)   It´s What We Do
      03)   Ebb And Flow
      04)   Sum
      05)   Skins
      06)   Unsung
      07)   Anisina
      08)   The Lost Art of Conversation
      09)   On Noodle Street
      10)   Night Light
      11)   Allons-Y (1)
      12)   Autumn ´68
      13)   Allons-Y (2)
      14)   Talkin´ Hawkin´
      15)   Calling
      16)   Eyes to Pearls
      17)   Surfacing
      18)   Louder Than Words

DVD:
      01)   Anisina (clip)
      02)   Untitled (clip)
      03)   Evrika (a) (clip)
      04)   Nervana (clip)
      05)   Allons-Y (clip)
      06)   Evrika (b) (clip)
      07)   TBS 9 (somente áudio)
      08)   TBS 14 (somente áudio)
      09)   Nervana (somente áudio)
      10)   The Endless River Full Album (somente áudio)