sábado, 23 de janeiro de 2016

Deep Purple – From The Setting Sun... In Wacken (2015):



Por Davi Pascale

Deep Purple lança novo DVD ao vivo. Registro traz uma banda pesada, bem entrosada e deve satisfazer seus fiéis seguidores.

Lançamento ao vivo do Deep Purple é algo que não é exatamente uma novidade. Já perdi as contas de quantos registros ao vivo esses caras já lançaram. Mas... aquela velha história. A gente reclama quando vê o anuncio, não resiste quando encontra na loja e acaba se divertindo quando coloca o disco para rodar.

Gravado durante o cultuado festival Wacken Open Air 2013, From The Setting Sun… traz o Purple encarando um desafio. Ganhar o respeito dos headbangers. A maioria deles jovens, aliás. É verdade que a turma do heavy metal nutre um enorme respeito aos músicos, principalmente pelo que construíram nos anos 70, mas não sei se são, exatamente, ouvintes. Ainda mais de um cast como esse de 2013 onde a estrela principal era o Rammstein e entre as demais atrações estavam nomes como Motorhead, Testament, Lamb of God... E o mais bacana é que eles foram bem recebidos.

Essa formação já está junta há um bom tempo e os músicos são fantásticos. Logo, o entrosamento entre eles é invejável. Roger Glover continua com a segurança de sempre. Ian Paice continua brilhando com sua pegada impressionante. Steve Morse e Don Airey continuam tirando de letra a ingrata tarefa de substituírem os geniais Ritchie Blackmore e Jon Lord. Sinto falta de riffs mais marcantes por parte de Morse na hora da criação, mas em cima do palco o cara sabe o que fazer.

Musicos ganham respeito dos headbangers com show honesto

Os músicos entraram no palco ainda com o sol na cara. A introdução do show não poderia ser diferente. “Highway Star” foi a responsável por abrir a noite. E, logo de cara, notamos que Ian Gillan não tem o mesmo pique dos demais músicos. Já tem um tempo que o simpático cantor trocou seus agudos por falsetes, mas agora mesmo nos falsetes encontra dificuldades. Nas partes cantadas, contudo, tira de letra. No geral, sua performance está boa, mas já fica claro que não deve aguentar por muitos anos mais. Mas, ok, daremos um desconto. Nesse show, Gillan já estava com 68 anos. Não é para qualquer um...

O setlist escolhido aqui é pesado e mostra a banda vivendo o hoje. Misturam canções de sua fase clássica com canções de sua nova fase. Do novo álbum, Now What, vieram “Hell To Pay”, “Vincent Price” e “Above And Beyond”. Resgataram ainda “Contact Lost” do Bananas. Entretanto, é realmente nos clássicos como “Space Truckin´”, “Black Night” e “Strange Kind of Woman” que a platéia responde com maior empolgação. Sem contar, claro, no hino “Smoke On The Water” que ganha ainda mais força ao receber a participação do lendário Uli Jon Roth (Scorpions). A banda fez uma apresentação honesta e empolgante. Poucas falas, menos improvisos, mas não menos divertido.

O DVD foi filmado com tecnologia de ponta e existe uma versão 3D no mercado. Vai do quão fã você é e do quanto pode gastar para saber qual versão pegar. No Brasil, já foram lançados o DVD (sem 3D) e o CD duplo.  E, ah sim, se você for muito fã, já vai guardando um dinheirinho porque está programado o lançamento de mais um DVD ao vivo. ... To The Rising Sun In Tokyo foi lançado nos EUA em Agosto e não deve demorar para sair por aqui. O repertório é o mesmo, mas segundo os músicos, as apresentações são completamente distintas. Assim que estiver com o DVD em mãos comento por aqui...

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Hard rock de responsa

Faixas:
      01)   Highway Star
      02)   Into The Fire
      03)   Hard Lovin´ Man
      04)   Vincent Price
      05)   Strange Kind of Woman
      06)   Contact Lost 
      07)   The Well-Dressed Guitar
      08)   Hell to Pay
      09)   Lazy
      10)   Above and Beyond
      11)   No One Came
      12)   Don Airey´s Solo
      13)   Perfect Stangers
      14)   Space Truckin´
      15)   Smoke On The Water (featuring Uli Jon Roth) 
      16)   Green Onions/Hush
      17)   Black Night


Bônus: Vincent Price Videoclip