terça-feira, 18 de março de 2014

A nova voz do Arch Enemy: Alissa White-Gluz!

Por Rafael Menegueti

Hoje à tarde os fãs do Arch Enemy e do The Agonist receberam noticias que deixaram todos surpresos, inclusive eu. Angela Gossow, que foi a voz da banda nos últimos 13 anos, anunciou sua saída do grupo. Sua substituta será a canadense Alissa White-Gluz, que por sua vez também anunciou hoje sua saída do The Agonist, banda que ajudou a fundar.

Alissa White-Gluz já posa ao lado de sua nova banda, o Arch Enemy
Há alguns dias atrás, eu elaborei a lista das principais vocalistas do metal, e ambas faziam parte. Lembro que citei Angela como a grande rainha do metal extremo, e Alissa como a princesa (chega a ser poético, não?). Pois agora, por ironia do destino, a coroa foi passada (RÁ!). Angela era a grande influencia de Alissa, no que diz respeito aos vocais guturais, mas na minha opinião, Alissa tem mais poder em sua voz do que sua mentora (como ela mesma chamou), pois tem um estilo menos rasgado e ainda sabe mandar muito bem com a voz limpa.

Me surpreendi com a saída de Angela, pois a banda havia acabado de anunciar recentemente um novo disco, que sai em junho. E será nele, justamente, que Alissa fará seu debut na banda sueca. Esperamos ansiosamente por isso, mas minha grande duvida é: Será que Alissa usará também sua bela voz limpa nas músicas, ou ficará apenas no gutural como sua antecessora?

Outra duvida que ficou no ar é em relação ao The Agonist. Alissa deixou a banda canadense, que aproveitou para já anunciar a sua nova vocalista, Vicky Psarakis. Mas quem conhece o The Agonist sabe que Alissa era uma das principais forças criativas da banda, pois ela escrevia as letras e inseria um contexto às músicas. Vejamos como a banda se sai sem sua vocalista original. Uma coisa que pra mim ficou claro, foi que, há muito tempo, Alissa já não estava na mesma sintonia que o The Agonist.

Vicky Psarakis: The Agonist agora é com ela!
Isso porque ela parecia mais interessada em seus outros projetos, como o Kamelot e seu papel como ativista do PETA, do que em sua banda. Bastava ver como ela raramente aparecia com seus ex-companheiros, e como ela enfatizava suas outras atividades nas redes sociais. Não sei se teve treta ai, mas que o anuncio da saída de Alissa foi dado com bem mais frieza em relação ao anuncio do Arch Enemy, isso foi. Enquanto o Arch Enemy cobriu Angela Gossow de elogios, e vice-versa, o Agonist se limitou a desejar sorte a Alissa no Arch Enemy.

Para os que ficaram ansiosos em ver os resultados dessas mudanças na música das bandas, não será necessário esperar muito tempo. O The Agonist está em estúdio preparando seu novo CD, e o Arch Enemy, como eu já citei, já tem seu novo trabalho pronto, e a banda deve soltar o primeiro video desse disco, da faixa-título “War Eternal”, agora no dia 20 de março. Portanto fiquem ligados, pois o death metal melódico dessas bandas promete esse ano.