sábado, 20 de fevereiro de 2016

Queen – A Night At The Odeon DVD (2015):



Por Davi Pascale

Em comemoração aos 40 anos de A Night A The Opera, grupo britânico solta no mercado um registro da tour. Material já foi lançado no Brasil e pode ser encontrado em CD, DVD e blu-ray.

O álbum de 1975 foi um divisor de águas na carreira do grupo. Esse foi o disco responsável por catapultar o Queen ao estrelato. Graças ao enorme sucesso de “Bohemian Rhapsody”. Nas entrevistas presentes no vídeo, o guitarrista Brian May comenta que até então eles vendiam uma falsa ideia de músicos ricos, de banda de sucesso. Afirma que se o álbum não desse certo, provavelmente, teriam desistido.

Felizmente, deu mais do que certo e os rapazes se tornaram um dos grandes nomes do rock. Quando fizeram essa apresentação, o single “Bohemian Rhapsody” havia atingido o primeiro lugar das paradas. A casa – com capacidade para 3.500 pessoas – esgotou os ingressos. E o show se tornou um especial de TV na época. É exatamente esse o material do DVD.

Os velhos colecionadores, provavelmente, já conheciam o material. Durante muitos anos, essa performance foi pirateada e vendida por aí em bootlegs prensados. Claro que não com essa qualidade. Tanto a imagem, quanto o som foram devidamente tratados e estão espetaculares.

Aqui, o Queen ainda era uma banda jovem. Freddie Mercury ainda era cabeludo, não tinha seu famoso bigode. Já existia uma preocupação visual, uma preocupação de produção de espetáculo, mas ainda era bem sutil se compararmos aos shows que conhecemos da década de 80. Provavelmente, tinham menos verba para gastar. O profissionalismo, contudo, já era o mesmo.

Depois de anos de batalha, grupo finalmente atingia o estrelato

Brian May roubava a cena em diversos momentos com solos elaborados. Já começava a construir também seu famoso número solo, onde explora o eco de sua guitarra. Roger Taylor e John Deacon já estavam bem afiados. Mas quem realmente se destacava era Freddie Mercury. Cheio de caras e bocas, com ótima movimentação de palco, uma afinação invejável e já com bastante afinidade no piano, o rapaz encantava a platéia.

O som deles era bem trabalhado e bem pesado (para a época, é claro). Como disse, a produção era menor. Sendo assim, não havia ainda os samplers de “Bohemian Rhapsody”. A solução dos rapazes foi transformar a canção em um pequeno medley, limando a parte da ópera. A junção dela com “Killer Queen” ficou espetacular!

O LP estava nas lojas à poucas semanas. Sendo assim, boa parte do repertório aqui é similar ao do DVD Live At The Rainbow ´74. Os músicos continuavam focando o setlist nos álbuns Queen II e Sheer Heart Attack. Vale destacar as performances de “Now I´m Here”, “White Queen”, “Bohemian Rhapsody”, “Keep Yourself Alive” e “In The Lap Of The Gods… Revisited”.

Assim como no DVD de 2014, encerram a apresentação com um medley de clássicos do rock. Segundo o guitarrista, esse era um momento de descontração e eles nunca sabiam o que iriam puxar. Quem chamava as músicas era seu líder Freddie Mercury. As escolhidas da vez foram “Jailhouse Rock”, “Stupid Cupid” e “Be Bop a Lula”.

Por ser um especial para TV, o show era curto. Uma hora cravada. Contudo, os músicos tiveram o cuidado de adicionar meia hora de material extra. Um documentário bem legal que atende pelo nome de Looking Back At The Odeon e 3 faixas registradas na turnê do Japão, onde pela primeira vez se sentiram grandes estrelas. Documento histórico e essencial!

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Histórico

Faixas:
      01)   Now I´m Here
      02)   Ogre Battle
      03)   White Queen (As It Began)
      04)   Bohemian Rhapsody
      05)   Killer Queen
      06)   The March of The Black Queen
      07)   Bohemian Rhapsody Reprise
      08)   Bring Back That Leroy Brown
      09)   Brighton Rock
      10)   Guitar Solo
      11)   Son And Daughter
      12)   Keep Yourself Alive
      13)   Liar
      14)   In The Lap Of The Gods… Revisited!
      15)   Big Spender
      16)   Jailhouse Rock / Stupid Cupid / Be-Bop-a-Lula
      17)   God Save The Queen

Bonus:
      01)   Now I´m Here (Japan 75)
      02)   Killer Queen (Japan 75)
      03)   In The Lap Of The Gods… Revisited! (Japan 75) 
      04)   Looking Back At The Oden Documentary