quarta-feira, 9 de julho de 2014

Elis – Griefshire (2006)

Por Rafael Menegueti

Elis - Griefshire
Ontem (08/07) completou-se oito anos da morte de Sabine Dünser, ex-vocalista da banda de metal gótico/sinfônico liechtensteiniense Elis. A vocalista sofreu um AVC durante um ensaio da banda. Ela tinha apenas 29 anos. A banda havia acabado de finalizar a produção do álbum “Griefshire” que seria lançado em seguida. O disco foi lançado postumamente em novembro daquele ano (2006), e como homenagem, será sobre esse disco o texto de hoje.

Para quem não conhece a banda, o Elis foi um grupo que conseguiu uma rápida ascenção na cena do metal gótico na Europa em meados dos anos 2000. O grupo já havia feito sucesso com o publico e a critica em seu segundo disco, “Dark Clouds In A Perfect Sky”, e se focava em uma sonoridade pesada e sombria nas suas músicas. Algumas de suas principais influências eram o After Forever, Nightwish, Soilwork, Tristania e Theater of Tragedy.

Os membros do Elis em foto promocional de Griefshire
O disco trata-se de um álbum conceitual. Uma história sobre uma família extremamente religiosa que busca a salvação em meio aos seus desejos e dores após a morte do pai deles, quando o irmão mais velho inicia uma seita. As letras vão transcrevendo essa historia como uma narrativa feita pelo irmão mais novo da família. Em forma de poemas, as músicas traçam essa história aliadas as melodias fortes e por vezes explosiva que possuem. Outra característica da banda também está presente aqui: a mescla de letras em inglês e alemão, costumeira nas composições de Sabine.

O disco segue a mesma linha do trabalho anterior da banda. O Elis investia num som cheio de riffs, solos e arranjos sinfônicos e de teclados para dar atmosfera às músicas. Com as melodias criadas pela junção dos coros com as guitarras pode-se perceber a principal tendência desse estilo em soar melancólico e trágico, e obviamente gótico. Os instrumentos estão bem produzidos, e nada parece se sobressair mais do que deveria. Ótimas linhas de guitarra baixo e bateria, provando a competência dos músicos.

Neste disco Sabine nos brindou com algumas de suas melhores performances vocais. “Show Me The Way” é uma faixa que ganha o ouvinte na primeira audição, com seu refrão repetitivo e pegajoso, mas que agrada. “Tales From Heaven and hell”, que abre o disco, segue a mesma linha. “Brothers” por sua vez é mais sombria e obscura. “Phoenix From the Ashes” mostra uma banda enérgica e agressiva, com seu riff pesado e acelerado. “How Long” e “Forgotten Love” já são mais melódicas, baladinhas típicas que não podiam faltar e quebram o peso do disco. Os vocais guturais de baixista Tom Saxer deixam as faixas ainda mais sombrias e com um ar fantasmagórico. O disco ainda encerra com duas ótimas faixas: “The Burning” e “The New Decade”, que encerram também a história. Como faixa bônus, uma cover de “Heaven & Hell”, do Black Sabbath, chega para complementar a temática do álbum.

Sabine Dünser - (1977 - 2006)
Infelizmente Sabine já não estava mais entre nós para colher os frutos desse grande trabalho. “Griefshire” acabou sendo sua despedida e melhor momento na banda. O disco acabou lançado dedicado a ela, assim como todo o breve restante do trabalho da banda. O Elis chegou a lançar mais um disco, “Catharsis” com uma nova vocalista. Mas após duas desistências, de Sandra Schleret e também de Simone Christinat (que sequer chegou a gravar com o grupo), a banda decidiu encerrar as atividades. Seus membros agora tentam com uma nova banda, chamada Zirkonium, mas que ainda não lançou seu álbum de estréia. Foi o melhor a fazer para preservar a memória do grupo com Sabine e seu talento.

Nota: 9/10

Faixas:

1. "Tales From Heaven or Hell" - 4:17
2. "Die Stadt" (The City) - 4:19
3. "Show Me the Way" - 4:06
4. "Brothers" - 4:23
5. "Seit dem Anbeginn der Zeit" (Since The Beginning of Time) - 5:40
6. "Remember the Promise" - 3:24
7. "Phoenix From the Ashes" - 4:19
8. "How Long" [another version on Digipack] - 4:03
9. "Innocent Hearts" - 5:11
10. "Forgotten Love" - 4:23
11. "The Burning" - 4:43
12. "A New Decade" - 3:46
13. "Heaven and Hell" (Black Sabbath cover) (Bonus Track) - 4:53