sábado, 24 de outubro de 2015

Rod Stewart – Another Country (2015):



Por Davi Pascale

Rod Stewart chega à seu 30º disco solo. Novo álbum traz audição bastante agradável, boas composições, mas não aponta para sonoridade única e traz bastante baladas. Quem curte apenas sua fase roqueira, vá com calma.

Cantor britânico é dono de uma das vozes mais marcantes do rock. Em sua longa trajetória, o rapaz já fez de tudo.  Cantou rock, pop, jazz, soul, nunca se limitou à um único universo. Another Country é meio que uma prova disso. Dentro das 12 faixas que compõe o repertório, Rod passeia por diferentes praias.

Inicialmente, achava que o cantor havia gravado um álbum country, por conta do título. O que não seria nenhuma surpresa. Depois de gravar standards e clássicos da soul music, poderia muito bem se aventurar por esse caminho. O que não seria, necessariamente, ruim também. Existem diversos artistas de rock que se aventuraram no universo da country music e se saíram bem. Que o diga o lendário Mark Knopfler em sua parceria com Emmylou Harris ou até mesmo o duo Nelson com seu Brother Harmony. Rod é um artista bem versátil e certamente conseguiria fazer bonito nesse universo, caso fosse sua vontade.

Prova disso é a faixa “Love Is”, responsável por abrir o álbum ou até mesmo a faixa-título, “Another Country”, ambas contam com fortes elementos da country music em seus arranjos. Seus momentos de roqueiro são lembrados em “Please”, com uma guitarra altamente influenciada por Stones, e “The Drinkin´ Song”, que conta com violões bem rock n roll. Algo que explora com categoria desde os tempos de seu clássico “Maggie May”. Suas aventuras não param por aí. Rod passeia pela reggae music (“Love And Be Loved”), relembra seus tempos de popstar (“Walking In The Sunshine”), além de trazer diversas baladas.

Novo álbum traz homenagem ao seu filhinho de 4 anos

Em “Another Country” e “Way Back Home”, suas letras apontam para um certo patriotismo. O título do álbum, na real, não tem uma relação com a country music. Nasce do respeito que o músico tem pelas Forças Armadas. Das 12 faixas presentes, 11 contam com a mãozinha de Rod Stewart na composição.  Em “Batman Superman Spiderman”, Rod faz uma homenagem à Aiden Patrick Stewart. Seu oitavo filho, nascido em 2011. O cantor costumava ler historinhas para o garoto dormir e esses são seus heróis favoritos. A maior parte das letras, contudo, falam sobre amor. Muitas vezes de maneira bem direta, sem medo de soar piegas.

A qualidade de seu trabalho sempre foi alta e aqui não é diferente. Os arranjos são bem resolvidos. Qualidade de gravação é impecável. E sua voz continua impactante. Contudo, como já disse, não é um trabalho resgatando seus tempos de roqueiro. Não espere um disco de rock n roll com guitarras e mais guitarras. Simplesmente, não é o caso. Entretanto, Another Country é um álbum bonito e agradará quem acompanha sua carreira de perto.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Variado

Faixas:
      01)   Love Is
      02)   Please
      03)   Walking In The Sunshine
      04)   Love And Beloved
      05)   We Can Win
      06)   Another Country
      07)   Way Back Home
      08)   Can We Stay Home Tonight?
      09)   Batman Superman Spiderman
      10)   The Drinking Song
      11)   Hold The Line 
      12)   A Friend For Life