terça-feira, 11 de julho de 2017

Avantasia – Ghostlights (2016):



Por Davi Pascale

Sempre gostei muito do trabalho de Tobias Sammet. Acompanho o cara de perto desde o lançamento de Mandrake (Edguy). E, mais uma vez, o garoto fez bonito no novo álbum do Avantasia. Certamente, não é o vocalista de maior alcance dessa geração. Ainda assim, é um dos que mais gosto. Primeiro, porque o cara tem um puta timbre de voz bacana. Depois, trata-se de um puta showman, mas o mais bacana de tudo é que se trata de um artista extremamente criativo e um compositor de mão cheia.

Em um primeiro momento, Ghostlights pode assustar os fãs, mas quem resolver ouvir de mente aberta irá se deparar com um trabalho extremamente interessante e impactante. Explico. O conceito desse álbum – em termos de arranjos – está mais próximo de uma rock opera do que de uma metal opera. Está mais próximo de um Savatage do que de um Rhapsody, de um Kamelot que seja.

“Mystery of a Blood Red Rose”, responsável por abrir o álbum, já deixa explícito essa pegada mais direta, menos épica, menos pomposa. Tem um ‘q’ de Meat Loaf. Para quem gosta daquela pegada épica, a faixa seguinte, é a que mais irá agradar. Ou seja, “Let The Storm Descend Upon You”, que conta com uma boa interpretação do talentoso Jorn Lande (Masterplan). De todos os vocalistas que participaram só não gostei da performance de Herbie Langhans (Seventh Key). Achei o estilo dele meio chato. De resto, achei que a galera mandou bem.

O melhor trabalho vocal, desse novo álbum, contudo, é justamente de nada mais, nada menos, do que o lendário Michael Kiske (Helloween). O que esse cara canta em “Ghostlights” não é brincadeira. O tempo passa, mas o cara não perde a voz. Incrível! Outro que está arrebentando no gogó é Geoff Tate (Queensryche). Além de entregar um trabalho extremamente forte, ainda cantou em uma das melhores faixas do disco, “Seduction of Decay” (chupa La Torre!!!).

No cast, misturam-se estrelas do heavy metal com estrelas do hard rock. Muito bacana ver nomes como Robert Mason (Warrant, Lynch Mob), Dee Snider (Twisted Sister), além do guitarrista Bruce Kulick (Kiss, Grand Funk Railroad) dando as caras por aqui.



Embora tenham diminuído a pegada épica, a influência de power continua e o conceito de storyteller permanece. Ou seja, o álbum conta uma história e cada cantor é um personagem. Assim como acontecia nos demais álbuns do projeto e assim como acontece em projetos como Ayreon. Aqui, ele segue a história de The Mystery Of Time. A história, dessa vez, é sobre um bando de cientistas malucos que querem manipular o tempo para conseguirem mais controle e mais poder. Paralelo à isso, existe um jovem cientista, atormentado, que começa a questionar sua existência.

Entre as canções preferidas, destaco “Master of The Pendulum” e “Babylon Vampires”. Coloco-as como as mais fortes do disco, além da já citada “Seduction of Decay”. A mais sem graça é “The Haunting” que traz a voz do Twisted Sister. Sim, o cara está cantando bem, mas a música não empolga.

Nessa edição, limitada em 1.000 cópias numeradas, além do novo álbum, temos um disco ao vivo como bônus. A apresentação é forte e bem profissional, mas sendo bem honesto, ainda gosto mais do The Flying Opera. Os pontos altos do show ficam por conta de “Dying For An Angel” (com a participação especial de Eric Martin – Mr. Big), “Another Angel Down” e a já clássica “Avantasia”. Mais um disco de alto nível na discografia de Sammet.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Menos épico

Faixas:
CD 1:
      01)   Mystery of a Blood Red Rose
      02)   Let The Storm Descend Upon You
      03)   The Haunting
      04)   Seduction of Decay
      05)   Ghostlights
      06)   Draconian Love
      07)   Master of The Pendulum
      08)   Isle of Evermore
      09)   Babylon Vampires
      10)   Lucifer
      11)   Unchain The Light
      12)   A Restless Heart And Obsidian´s Skies
      13)   Wake Up To The Moon (Bonus Track)

CD 2:
      01)   Spectress
      02)   Invoke The Machine
      03)   The Story Ain´t over
      04)   Prelude
      05)   Reach Out For The Light
      06)   Avantasia
      07)   What´s Left of Me
      08)   Dying For An Angel
      09)   Twisted Mind
      10)   The Watchmaker´s Dream
      11)   Another Angel Down